TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA BARREIRA OPTICA

Tese: APLICAÇÃO DA BARREIRA OPTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  3.611 Palavras (15 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 15

APLICAÇÃO DA BARREIRA OPTICA

- CONCEITOS DE SENSORES OPTICOS - SISTEMA DE SENSOR OPTICO DE BARREIRA - PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO - ESQUEMA ELÉTRICO DO SENSOR

- APLICAÇÕES E TIPOS DE SENSORES OPTCOS DE BARREIRA - VANTAGENS E DESVANTAGENS

O QUE É SENSOR OPTICO?

Os sensores são dispositivos capazes de detectar movimentos e ações que ocorrem em processos e projetos eletroeletrônicos. Os sensores ópticos, que emulam basicamente a visão, são fabricados segundo a tecnologia da emissão e recepção de irradiação infravermelha. De modo geral, apresentam uma vida útil praticamente infinita, e são mais precisos quando comparados a outros tipos de sensores. O princípio de funcionamento geral de um sensor óptico consiste na colocação de emissores e receptores de luz.

Os sensores ópticos podem ser divididos em dois tipos, os infravermelhos ativos e os passivos. Dentre os ativos, podemos caracterizar três grupos principais, de acordo com o seu funcionamento:

*Sistema por Barreira (ópticas alinhadas) *Sistema por Difusão *Sistema por Reflexão

Um sensor é dito ativo quando este possui um emissor e um receptor que detecta esta onda. Os sensores são ditos passivos quando estes possuem apenas receptores, ou seja, eles não emitem ondas infravermelhas, apenas detectam a movimentação destas nas suas áreas de atuação. O transmissor e o receptor estão em unidades distintas e devem ser dispostos em frente ao outro, de modo que o receptor possa constantemente receber a luz do transmissor.

O acionamento da saída ocorrerá quando o objeto a ser detectado, interrompe o feixe de luz. A distância máxima sensor a nominal, informada pelo fabricante, para o sistema é especificada como sendo a máxima distância entre o transmissor e o receptor, o que não impede o conjunto de operar com distâncias menores.

Quando um objeto possui dimensões menores as mínimas recomendadas pelo fabricante, o feixe de luz contorna o objeto e atinge o receptor, que não acusa o acionamento.

SISTEMA DE BARREIRAS.

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE SENSOR OPTICO DE BARREIRA

ESQUEMA ELÉTRICO DO SENSOR DE BARREIRA INFRAVERMELHA

O sensor é constituído por dois circuitos. No primeiro circuito, um Led infravermelho diretamente polarizado é ligado em série com um resistor e o circuito é alimentado por uma fonte de 12 volts; desta forma o Led emite um sinal infravermelho que será capitado pelo segundo circuito do sensor. Este consiste de um fotossensor inversamente polarizado que recebe sinal do primeiro circuito, a saída, que é conectada à alimentação do transmissor, permanece inativa.

Quando a barreira é violada, ou seja, o fotossensor deixa de receber luz do Led, passa a existir uma tensão na saída do circuito que vira a alimentar o transmissor de radio. Os transistores do segundo circuito funcionam como chaves fazendo com que exista ou não uma tensão na saída dependendo se a barreira está ou não quebrada como foi dito acima.

APLICAÇÕES

A cada dia a indústria como um todo vem empregando um maior número de sensores ópticos, devido principalmente a alta precisão, alta confiabilidade e a redução de custos, além de uma vida útil enorme dos mesmos.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens:

- Podem detectar pequenos objetos a longa distancia;

- Os objetos podem ser opacos ou pouco translúcidos;

- Devido à sua habilidade de detectar através de ambientes sujos, como pó, óleo, entre outros, esses sensores fornecem grande confiabilidade e necessitam de pouca manutenção.

Desvantagens:

- Mais caro, devido à exigência de emissor e receptor em separado;

- Necessita de duas conexões elétricas separadas;

- O alinhamento do feixe de luz emissor-receptor torna-se muito importante;

- Não detecta objetos completamente transparentes.

Análise e Especificação de Diodos

O DIODO IDEAL

- Dispositivo não linear de dois terminais

- Descrição do dispositivo

- Simbologia e nomenclatura

- Características i x v e regiões de operação

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com