TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FISICA

Por:   •  15/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade física de acordo com a WHO, a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que requer gasto de energia. A inatividade física (falta de atividade física) foi identificada como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo). Além disso, inatividade física é estimada como sendo a causa principal de aproximadamente 21-25% dos cancros do cólon e da mama, 27% de diabetes e aproximadamente 30% da carga isquêmica cardíaca doença.

A atividade física não pode ser confundida com exercício físico ( sub categoria da mesma, atividade orientada e planeado com o objetivo de melhoria ou manutenção de um ou mais grupos de aptidão física.) deve é ser considerada como qualquer atividade que envolve movimento deste algo mais simples (tarefas domésticas, trabalho ou subir e descer escadas) até exercícios mais complexos (como a prática de uma modalidade). Segundo Colberg (2003), a Atividade Física ajuda a ganhar músculos e a perder gordura, diminui o apetite, faz com que você coma mais sem ganhar gordura, melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta o nível de energia, melhora a imunidade, torna as articulações mais flexíveis e melhora a qualidade de vida. Entre os principais benefícios encontramos a melhoria da aptidão cardíaca e pulmonar bem como a prevenção de várias doenças e cancros, já para não falar na melhoria do humor, da auto estima e da qualidade de sono.

Fitness advém da língua inglesa e significa "estar em boa forma física". Associado essencialmente a prática de atividade física, este termo é designado a pessoas com um bom condicionamento físico ou um bom estado físico e mental.

Oriunda da junção de "fit" ("boa forma") e "ness", um sufixo inglês utilizado para transformar adjetivos em estados de espirito ou condições (por exemplo, "happiness", significa "felicidade").

Segundo Barbanti (1994), fitness é um termo muito amplo que demonstra o estado dinâmico que permite ao individuo satisfazer as suas próprias necessidades, tais como a estabilidade mental e emocional, a consciência e adaptação social, a fibra moral e espiritual, a saúde orgânica consistente com a sua hereditariedade.

Porém para a população no geral é muito mais fácil entender fitness como os exercícios que praticam no ginásio, porém não se pode encara-lo de forma tão simples.

Baseado nestes conceitos, Dantas (2003) define fitness: “como o nível ótimo de homeostase observado nos campos cognitivo, afetivo e psicomotor, obtido através de um processo harmonioso de desenvolvimento das diversas estruturas constituintes do ser humano”

Dimensão social o homem não consegue viver na sociedade sem convivência com os demais grupos.  Só com esta convivência e em harmonia é que um individuo é considerado integrado na sociedade. Esta integração reflete-se através das necessidades básicas de afeto, realização e integração. É através da harmonização destes processos no indivíduo, e conjugado com os códigos de valores, cultura, costumes e hábitos do grupo social e étnico a que o mesmo pertence, que temos indicado o fitness social. Com isto, são necessários programas educativos para promover a saúde, facilitar o acesso ao fitness, envolver a comunidade com as associações e fundações ligadas à mesma e disponibilizar profissionais especializados para o atendimento à população. Esta dimensão está ao alcance através de três necessidades básicas: afeto, realização e integração (MELOGRANO & KLIZING, 1982). Através destes benificios os indivíduos estão mais preparados para a pratica de outros desportos ou competições sejam eles de carater individual ou coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com