TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Sistema Respiratório

Por:   •  29/3/2019  •  Dissertação  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

O sistema respiratório humano consiste em um grupo de órgãos que são responsáveis pelo transporte gasoso entre organismos do homem e o meio ambiente, tendo como função primordial fornecer oxigênio e remover dióxido de carbono das células do organismo, também para o equilíbrio acido-base, contribui com o sistema de defesa contra infecções e promove a produção de componentes vasoativos. O trato respiratório se estende desde a boca e o nariz até os avéolos. As vias aéreas superiores servem para filtrar o ar inspirado, umidificá-lo e aquece-lo.

O sistema respiratório tem como componentes: fossas nasais, faringe, laringe, brônquios, e pulmões.

As fossas nasais que são dois condutos ou canais que começam  nas narinas e vão até à garganta, terminando nas coanas são revestidos por uma mucosa pituitária, ou epitélio respiratório.  A região anterior é denominada vestíbulo nasal que apresenta as vimbrisas, os pelos do nariz. As fossas nasais filtram aquece e umedece o ar inspirado. 

A faringe é um órgão comum aos sistemas digestivo e respiratório por onde passam os alimentos e o ar inspirado. Na sua porção inferior a um orifício chamado de glote. A glote possui uma espécie de tampinha, formada por uma cartilagem elástica, chamada de epiglote, na região da glote há uma bifurcação do canal uma; parte prossegue em direção ao estômago e a outra parte se dirige para os pulmões. Quando a epiglote abre a glote o ar passa para laringe e quando a epiglote fecha a glote o alimento passa para o esôfago.

Laringe que é um tubo curto situado no pescoço, suas paredes são formadas por músculos e cartilagens. Uma delas forma sobre a pele do pescoço uma saliência conhecida como pomo-de-adão, bem visível nos homens. A laringe é também conhecida como o órgão da fonação, pois nela encontramos as pregas vocais. Elas têm um aspecto de umas rugas membranosas e musculosas na parede lá da laringe, quando o ar passa com força ela vibra essas rugas, resultando um som que depois de passar pela boca, sendo trabalhado pela língua, dentes e lábios constituirá a voz da pessoa.

Traqueia é um canal Grosso formado por uma série de anéis cartilaginosos, que faz continuidade com a laringe na região superior e com os brônquios na inferior. Palpando-se a base do pescoço, logo abaixo do pomo-de-adão pode-se sentir alguns anéis da traqueia. A traqueia é revestida internamente pelo epitélio respiratório cilíndrico e ciliado.

Brônquios e bronquíolos:  os brônquios resultam da bifurcação da traqueia, cada brônquio ao penetrar no pulmão correspondente, vai se ramificando e originando tubos cada vez mais finos chamados e bronquíolos. No interior dos pulmões os bronquíolos se ramificam numerosamente dando origem a bronquíolos cada vez mais finos, que vão terminar abrindo-se em microscópicas cavidades chamadas de alvéolos.

Alvéolos é a unidade funcional dos pulmões, é o local onde ocorre as trocas gasosas do sangue com o ar inspirado, fenômeno denominado hematose. São formados por tecido epitelial pavimentoso simples. E finalmente os pulmões eles são formados por um tecido esponjoso rico em fibras elásticas, o parênquima pulmonar cada pulmão tem cerca de 150 milhões de alvéolos agrupados como cachos de uva denominados de acinos. Os pulmões são dois sacos róseos, infláveis, protegidos por duas membranas, as pleuras. Entre as duas pleuras há uma fina camada de líquido viscoso de modo que elas podem escorregar entre si quando ocorrem os movimentos respiratórios. Os dois pulmões ocupam a cavidade torácica limitada ventralmente pelo esterno; dorsalmente pela coluna vertebral; lateralmente pelas costelas e inferiormente por um músculo estriado membranoso chamado diafragma, que separa o tórax do abdômen. O pulmão direito possui três lobos, portanto é um pulmão trilobado e o pulmão esquerdo possui dois lobos, portanto é um pulmão bilobado. Caso haja perfuração da cavidade torácica a pressão atmosférica impede a expansão do pulmão causando insuficiência respiratória. Os pulmões são envolvidos por músculos que auxiliam na respiração que são denominados músculos respiratórios, como o diafragma, os intercostais e os abdominais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com