TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Sistema Urinário

Por:   •  4/12/2018  •  Resenha  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema Urinário

Componentes: rins, ureteres, vesícula ou bexiga urinária e uretra.

Rins

Função principal é manter a composição dos líquidos corporais dentro do âmbito fisiológico; ele remove produtos finais do metabolismo e excreta substâncias do sangue pela filtração do plasma.

Localiza-se retroperitonealmente contra a parede abdominal dorsal, cranialmente as últimas costelas. Em todos os mamíferos domésticos, EXCETO SUÍNO, o rim direito se situa mais cranialmente que o rim esquerdo, e seu pólo cranial faz contato com o processo caudado do fígado e com o lobo hepático direito, ele se posiciona na impressão renal do fígado.

O rim esquerdo possui maior mobilidade, já que não está pressionado ao fígado.
Nos ruminantes, por conta do rúmen, o rim esquerdo sofre um empurrão em direção a metade direita do abdômen.

Sua forma varia entre as espécies, os carnívoros e pequenos ruminantes, a forma se assemelha a um feijão. Os rins dos suínos são mais achatados e são simétricos, não possuindo impressão renal. O rim direito do eqüino possui forma de coração, enquanto o esquerdo uma forma intermediaria entre um feijão e uma pirâmide. O rim bovino possui uma forma oval irregular e sua superfície apresenta fissuras que dividem o órgão em diversos lobos.

Anatomicamente, o formato dos rins divide-se em: liso unipiramidal (carnívoros, pequenos ruminantes e eqüinos), liso multipiramidal (suínos) e lobado multipiramidal (bovinos)

A margem medial do rim possui uma depressão que forma o hilo renal por onde a origina o ureter.

O parênquima do rim se divide em: córtex renal (porção periférica - mais externa, e porção justamedular - mais interna) e medula renal.
Cada rim é irrigado por uma artéria renal, A artéria renal se divide em várias artérias interlobulares no hilo do rim. Essas artérias seguem as divisões entre os diferentes lobos renais até a união corticomedular, onde elas se ramificam em artérias arqueadas. As artérias arqueadas se curvam sobre as bases das pirâmides medulares e originam as artérias interlobulares, as quais se irradiam no córtex para irrigar os lóbulos

Ureter

Caudalmente no espaço retroperitoneal, dividido em porção abdominal e porção pélvica. Ao alcançar a cavidade pélvica, volta-se medialmente para entrar no ligamento largo do útero nas fêmeas e no mesoducto deferente nos machos. O ureter termina em uma inserção na face dorsolateral da vesícula urinária dentro de seu ligamento lateral. No macho, cruza dorsalmente ao ducto deferente correspondente. 

Bexiga

É o local de armazenamento da urina. Divide-se em ápice, corpo e colo. Contém ligamentos laterais e ligamento médio (localiza-se dorsalmente). No feto, o lig. médio contém o úraco, e os lig. laterais transportam as artérias umbilicais até o umbigo. O úraco e as artérias umbilicais se rompem no nascimento, o vestígio do úraco é visível como uma cicatriz no ápice da vesícula urinária, enquanto as artérias umbilicais se transformam em ligamentos redondos, os quais são encontrados na borda livre dos ligamentos laterais e estão parcialmente recuados.

Uretra

Na fêmea, a uretra serve exclusivamente para o transporte de urina, enquanto no macho ela canaliza a urina, o sêmen e secreções seminais.

Sistema Reprodutor Masculino

Componentes: pênis, testículo, epidídimo, ducto deferente, uretra, glândulas anexas.

O testículo produz os gametas, hormônios. O epidídimo armazena espermatozóides durante seu amadurecimento antes de passarem para o ducto deferente e pela uretra. As glândulas acessórias também liberam suas secreções na uretra e contribuem para o volume do sêmen. A parte distal da uretra forma o caminho combinado para a passagem tanto da urina como do sêmen. O pênis é o órgão copulador masculino e deposita sêmen no trato reprodutor feminino

Testículos

A descida testicular é vital para a produção dos gametas masculinos (espermatogênese) nos mamíferos domésticos, já que a posição do escroto reduz a temperatura dos testículos em comparação à temperatura corporal. A impossibilidade de um ou de ambos os testículos realizarem a descida testicular se chama criptorquidismo e acredita-se que se trate de uma condição hereditária.
A superfície do testículo é revestida por uma cápsula fibrosa – túnica albugínea. Os componentes em geral: cápsula testicular, parênquima, mediastino e rede de túbulos. É vascularizado por artérias e veias testiculares.

→ Funículo espermático, ducto deferente e o plexo pampiniforme são circundados pelo músculo cremaster.

→ Localização:

Região pendular: ruminantes   Região inguinal: equinos e cães   Região perineal: suínos e gatos

Pênis

→ Tipos:

Fibroelástico: ruminantes e suínos.                              Cavernoso: equinos e carnívoros

→ Particularidades:

Processo vermiforme nos pequenos ruminantes sendo assim impossível a passagem de sonda, a flexura sigmóide em animais do tipo fibroelástico, osso peniano em cães, espículas em gatos, bulbo da glande em cães, pênis formato de parafuso em suínos, prepúcio falso só em equinos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com