TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ao Longo das Unidades Atividade no Portfólio

Por:   •  11/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

LUCAS GOMES SILVA – 8060019

PORTFÓLIO CICLO 2

Vitória da Conquista

Abril/2021

Atividade no Portfólio

Ao longo das Unidades 1 e 2 conhecemos vários conceitos que nos possibilitam conhecer a dimensão social da saúde. Dessa forma, para aprofundar o conhecimento sobre o tema, você deve completar a tabela a seguir, apresentando brevemente os conceitos.

Você não deve copiar o conceito da internet, do CRC ou de qualquer outro material publicado. O objetivo é que você estude o conceito, compreende e escreva na tabela conforme você entendeu. Ao final, mencione nas referências bibliográficas o material que você consultou para elaborar a tabela.

Conceito sociológico de saúde

Diante do que foi estudado nota-se que ao considerar a saúde, precisa analisar a classe social, onde privilégios e desigualdades refletem na saúde, a questão da classe social influencia taxas de altura, peso, visão, nutrição e taxas de morbidade e mortalidade. Alguns estudos apontam que pessoas de classes mais altas, em média são mais saudáveis, e vivem mais em relação com pessoas de classes mais baixas, mostrando como ocorre a desigualdade social e como ela impacta na saúde e no adoecimento da população.

        Desigualdade social

De forma geral desigualdade social é uma classificação sobre os indivíduos separando-se em grupos, conforme a posição que se inserem na sociedade. Os indivíduos são classificados segundo ao seu grau de riqueza e ocupações profissionais.

                       Raça

É como as pessoas são vistas e descriminadas pela sociedade pelo modo geral, refere-se como as pessoas são percebidas como: cor da pele, tipo de cabelo, traços do rosto, grupo cultural. A partir de uma acepção biológica.

                  Etnocentrismo

É similar ou um sinônimo de ter preconceito com algo baseado em suas crenças, ser etnocêntrico é fazer julgamento da cultura do outro baseado nos valores dentro da própria cultura e afirmar que é superior a cultura do outro.

                   Biopoder

Biopoder é um termo criado Foucault, e está dividido em dois eixos principais: a disciplina, é o poder político do corpo dos indivíduos e biopolítico que é o governo da população como um todo.

Conceito sociológico de corpo

É a compreensão da corporeidade humana com base nas características fisiológicas, as pessoas tem o direito de comportar de diversas maneiras de forma individual ou em grupo constituindo assim diversas maneiras de vivência na sociedade.

Referências bibliográficas:

FORACCHI, M. M.;J. S. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

COSTA, C. Sociologia: uma introdução a ciência da sociedade. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2002.

BOTTOMORE, T. B. Introdução à Sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. Acesso: 25 Abri. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (107.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com