TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem motora na criança pelo esporte

Por:   •  1/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA

¹Gustavo Faqueti
²Rafael Pereira

                 

RESUMO

O objetivo desta análise literária é identificar a real importância e benefícios do esporte no desenvolvimento motor da criança, levando em conta aspectos fisiológicos e psicomotores, afetados positivamente conforme a demanda de exercício físico correspondente ao esporte praticado. Tendo também de suma importância, o ambiente a ser realizado tal exercício comprometendo uma pequena parcela do desenvolvimento motor. Percebe-se então que o indivíduo na sua infância, tendo realizado uma diversidade ampla de práticas desportivas, certamente adquiriu uma habilidade motora superior à quem não realizou devidamente a prática.

Palavras-chave: Criança. Esporte. Desenvolvimento motor. Exercício físico.

1 INTRODUÇÃO

Quando se trata do desenvolvimento motor de uma criança não podemos deixar de citar aspectos além de motores, também sociais, ambientais e culturais que irão influenciar na aprendizagem motora e cognitiva. Mesmo com todos esses elementos, há também um fator inerente ao ser humano, a hereditariedade contida no material genético, que por sua vez não cabe o indivíduo aprimorar ou mudar suas características.

Para Gallahue (2005), a fase de desenvolvimento das habilidades motoras especializadas apresenta três estágios: Estágio de transição (estágio de aprender a treinar; Estágio de aplicação (estágio de treinar a treinar); Estágio de aplicação ao longo da vida (estágio de treinar para competir/participar).

Muitas pessoas na sua fase adulta cujo não tenham uma habilidade motora avançada afirmam que na sua infância, não tiveram uma ampla atividade com situações recreativa, onde provavelmente tenham pulado uma das três fases citadas a cima. Em alguns casos a própria privação dos pais causa então uma desmotivação à criança.

A criança, não é de fato um adulto pequeno, limitando suas necessidades e fazendo com que não tenham uma capacidade para interagir com seus colegas em busca de um mesmo objetivo, como vencer ou interpretar uma estratégia. Dentro de cada esporte podemos adaptar a psicomotricidade como ferramenta de auxílio na aprendizagem motora, explorando as funções corporais como um processo global, deixando esporte mais lúdico possibilitando à criança uma melhor absorção do contexto a ser praticado.

2 SEÇAO  PRIMÁRIA

Um fator essencial para a formação de uma criança é o desenvolvimento motor que exerce um processo de mudanças no comportamento envolvendo tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto a interação do ambiente durante o desenvolvimento da criança. Contudo as habilidades motoras grosseiras, bem como as finas estão presentes de alguma forma em todas as idades, porém as habilidades motoras grosseiras se desenvolvem muito mais cedo. Crianças de aproximadamente seis anos já possuem a habilidade de correr, saltar, pular e escalar, algumas até a andar de bicicleta. Entretanto nesta idade não conseguem manusear um lápis ou fazer cortes perfeitamente com uma tesoura.

A criança já habilitada com movimentos grosseiros determinantes para sua idade cronológica, pode ser introduzida nos esportes com fins de aprimorar seu desenvolvimento motor. Neste sentido, (Ferreira, 2001) afirma que na relação da criança com a especialização desportiva, não podemos esquecer que o desempenho técnico de uma criança está diretamente ligado às suas possibilidades motoras, ou seja, para exercer total domínio sobre as técnicas individuais de um desporto, faz-se necessário que a criança tenha total domínio sobre seus movimentos. O processo de ensino, para ser eficiente, deve levar em conta o nível de desenvolvimento real da criança e o seu nível de desenvolvimento potencial adequado a sua faixa etária, conhecimentos e habilidades que já possui.

Crianças que possuem apenas habilidades motoras rudimentares dentro da prática do esporte, devem inicialmente participar de adaptações lúdicas para maior aperfeiçoamento motor. Para isso pode-se utilizar a psicomotricidade. Segundo Barreto (2000) o desenvolvimento psicomotor é importante na prevenção de problemas de aprendizagem.

Portanto, a psicomotricidade nas aulas de Educação Física pode auxiliar na aprendizagem, contribuindo para um aspecto cultural e social que consiste de ações psicomotoras exercidas sobre a criança de maneira a favorecer comportamentos e transformações muitas das vezes positivas.

O esporte se torna essencial para o desenvolvimento da criança seja motora, cognitiva e afetiva, fornecendo à criança o convívio com demais colegas sendo da mesma equipe ou não, ensinando a lidar com a derrota e vitória. Cada esporte terá a sua contribuição específica:

Tênis: A abordagem pedagógica a ser passado nesta modalidade para a criança deverá ter uma linguagem simples, assim como as correções. Cada habilidade deve ser ensinada em uma situação de aprendizagem diferenciada, buscando sempre estimular no aluno o prazer lúdico do jogo. O tênis tem como fundamental objetivo controle da direção, profundidade, troca de empunhaduras entre eles e deslocamentos gerais.

Natação: Para crianças este trabalho fornecerá meios em que os praticantes possam trabalhar questões motoras, sociais e cognitivas. Neste período as atividades priorizarão a utilização do próprio corpo, que por sua vez deverá ser fundamental, suas capacidades e possibilidades, com regras simples, sem caráter competitivo, visando o seu desenvolvimento. Se ensinarmos exercícios que são precoces, o aluno, poderá se frustrar e consequentemente, sua desistência não só na natação, como nos demais esportes.

Futsal: Mesmo o futsal sendo um esporte popular, o trabalho de iniciação para as crianças requer cuidados especiais. A colaboração deste esporte ajuda a desenvolver aspectos que vão além de seus fundamentos como: a conscientização do esquema corporal; equilíbrio; lateralidade; sociabilidade e; coordenação geral, capacidades físicas e motoras desejáveis que caracterizam hábitos saudáveis.

Basquete: Nas crianças, o Basquetebol auxilia também, em características psicomotoras e de coordenação, colabora no desenvolvimento de percepção espaço temporal; coordenação óculo-manual; destreza manual; estabilidade braço-mão e; precisão. No treinamento com crianças, a prática dos fundamentos do Basquetebol é importante, dado que não é possível prever com exatidão as características físicas desses jovens na idade adulta. (GONZALES, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com