TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Especifico de Esgrima

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  1.821 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO CURSO DE EDUCAÇÂO FÍSICA

CARLOS, EGON DIAS BANDEIRA, FIAMA DE SOUZA RAMOS BUDKE, GABRIEL DE SOUZA PACK, MARCO ANTONIO PELINSON DE MOURA, PABLO ROGRIGO TEIXEIRA MENEZES, UESLEI BRUNO DE VARGAS ROSA

AQUECIMENTO ESPECÍFICO PARA ESGRIMA E ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

São Leopoldo

2016

CARLOS, EGON DIAS BANDEIRA, FIAMA DE SOUZA RAMOS BUDKE, GABRIEL DE SOUZA PACK, MARCO ANTONIO PELINSON DE MOURA, PABLO ROGRIGO TEIXEIRA MENEZES, UESLEI BRUNO DE VARGAS ROSA

AQUECIMENTO ESPECÍFICO PARA ESGRIMA E ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

Trabalho Acadêmico apresentado para a Disciplina Fundamentos Teóricos dos Exercícios, pelo Curso Educação Física da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pelo professor José Anchieta

São Leopoldo

2016


Sumário

1.        Historia        

2.        Equipamentos        

3.        Campo de jogo        

4.        Benefícios        

5.        Posições        

5.1. A guarda        

5.2. Marcha        

5.3. Afundo        

6.        Aquecimento        

6.1 Exercícios de aquecimento 1: aquecimentos para as articulações        

6.2. Exercício de aquecimento 2: Agachamento unilateral        

6.3. Exercício de aquecimento 3: Aquecimento com cones        

6.4. Exercício de aquecimento 4: Rotação do corpo        

6.5. Exercício de aquecimento 5: Guarda e afundo        

6.6. Exercício de aquecimento 6: Exercício de simulação de combate        

6.7. Exercício de aquecimento 7: Jogo lúdico        

6.7.1 Material necessário        

6.7.2 Execução        

7.        Referências bibliográficas        


  1. Historia

Esgrima é uma luta que consiste na utilização de armas branca, tais como a espada o sabre e o florete. Sua origem ocorreu durante o período pré-histórico, quando o homem, em busca da sobrevivência, utilizou pela primeira vez um pedaço de madeira para atacar e/ou defender. Contudo, foi a partir do surgimento dos metais que as primeiras armas de combates foram feitas. Após essa fase de descobrimento, a esgrima passou a ser utilizada para combates, e foi somente a partir da criação das armas de fogo que ela passou a ser utilizada em segundo plano.

Registros mostram que as primeiras escolas de esgrima surgiram na França durante o século XVII. As áreas de treinamento eram desenhados no chão, e durante esse período vários golpes e técnicas foram criados. Além disso, surgiu uma grande rivalidade entre o sabre e a espada. Era muito discutido qual dos dois era mais eficaz. De um lado havia a espada cujo principal golpe era de posta, de outro tinha o sabre que tinha como seu principal golpe o corte. Muitos duelos foram traçados, no entanto, não foi obtido nenhum resultado.

O material começou a evoluir, tornando a esgrima mais parecida com a dos dias atuais. Surgiram as luvas, a máscara, os punhais, os coletes para os mestres, bem como os floretes, armas de treinamento mais leves e com golpes não letais.  Com os surgimentos dos duelos, as utilizações de espadas passaram a ser uma questão de vida ou morte, devido a isso, o volume de treinamento aumentou consideravelmente.

Após esse período, a esgrima começou a evoluir como atividades desportivas, e também, para evitar ferimentos nos olhos, foram criadas convenções, como por exemplo, duas pessoas não podiam realizar um ataque ao mesmo tempo.

Com o surgimento das armas semiautomáticas, foram extintos o uso de espadas e lanças nos combates. Foi aí que a pratica de esgrima passou a ser restrita ao caráter esportivo. Dessa forma, a ferida que antes marcava o vencedor do duelo, foi substituída pela decisão do árbitro. Em 1986, a esgrima foi introduzida nos Jogos Olímpicos de Atenas, persistindo até os dias atuais como um esporte olímpico. Em 1913, surgiram as regras internacionais de esgrima, e em 1936 nos Jogos olímpicos de Berlim foram implementados os primeiros aparelhos eletrônicos nas espadas, eliminando assim a antiga votação dos juízes sobre a autenticidade do toque dessa arma.

  1. Equipamentos

O equipamento necessário para se praticar esgrima é composto por jaqueta, meio colete interno, calça, meião, tênis, luva (apenas na mão armada) e fio de corpo (que liga a arma ao aparelho de sinalização). Nos dias atuais há três tipos das armas brancas: a espada, o florete e o sabre. A espada é uma arma pesada e rígida, propicia para competidores altos, fortes e com um longo alcance. Durante o combate, a espada pode tocar em qualquer lugar, entretanto, somente com a ponta. Já o sabre é a mais flexível das três armas, devido a isso exige rapidez e reflexo impecáveis. O toque no adversário pode ser feito tanto com a ponta quanto com o corte, característica fortemente inspirada nas armas utilizadas pelos combatentes da cavalaria durante as guerras. E por fim o florete que se caracteriza por ser a mais indicada para os iniciantes, devido ao seu peso - o mais leve entre os três - e sua flexibilidade, proporcionando mais leveza ao toque. Sua pontuação só é válida se o ataque for acertado com a porta no troco do adversário. A ilustração abaixo demonstra o peso de cada arma, suas medidas e também os lugares onde são validados os pontos durante o combate:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (65.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com