TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo: acupuntura na melhora da performance de atletas

Por:   •  21/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 2

ACUPUNTURA NA MELHORA DA PERFORMANCE EM ATLETAS
JUVENIS DE HANDEBOL

Atualmente atletas e treinadores buscam melhorar a técnica e a performance durante competições. Para melhorar seu desempenho, além das exaustivas cargas de treinamento, alguns destes profissionais utilizam-se de métodos ilícitos, como substancias anabolizantes e drogas. Avanços no treinamento físico, planos estratégicos, acompanhamento nutricional, prevenção fisioterápica, trabalhos pscicologicos e novos equipamentos esportivos ajudam os atletas na melhora da performance. Apesar de todos esses esforços, muitos atletas optam por caminhos mais rápidos, que é o de utilização de anabolizantes e outras substancias proibidas pelos comitês olímpicos. Dentre os efeitos anabólicos conseguidos destacam-se o aumento da massa muscular, da concentração de hemoglobina, do hematócito, de retenção de nitrogênio, da disposição de cálcio nos ossos e diminuição das reservas de gordura do corpo.

Como os atletas praticamente já utilizaram diversas maneiras para melhora de sua performance, como foi dito anteriormente, a acupuntura é mais uma forma de complementar e auxiliar na melhor do desempenho e bem estar físico, que, consequentemente ajuda na melhora de treinamento e jogos.

A acupuntura é o conjunto de conhecimento teóricoempiricos da medicina tradicional chinesa que visa a terapia e a cura das doenças através da aplicação de agulhas e moxas,. De acordo com Meyer (1992), a acupuntura, além de ser aplicada na prevenção do equilíbrio energético do organismo do homem dos animais e das plantas e na terapêutica das doenças, é também utilizada no Extremo Oriente, desde tempos imemoriais para tonificar ou descontrair os músculos do esportistas e trabalhadores.

Participaram do estudo quatro atletas do gênero masculino, com idade de 15 a 17 anos. Como critério de inclusão os atletas deveriam ter praticado a modalidade no mínimo durante todo o ano o que precedeu o estudo, ser de alto rendimento, saudáveis e ser previamente avaliado por três fisioterapeutas.

Procedimentos: Inicialmente os indivíduos foram avaliados quanto a estatura, massa corporal, índice massa corpórea, frequência cardíaca de repouso e pressão arterial. No primeiro (pré-acupuntura) os atletas deveriam fazer dois tiro do 100 metros, com intervalo de cinco minutos entre eles. Os tempos dos atletas foram registrados para posterior analise. Após este primeiro teste foi realizada a aplicação da acupuntura por dois acupunturistas previamente treinados. O segundo teste (pós-acupuntura) consistiu em dois tiros de 100 mentros. Entre os testes anterior e posterior a aplicação da acupuntura foi padronizado num intervalo de 45 minutos de descanso, para minimizar os efeitos da fadiga muscular.

Os quatro atletas tiveram melhora em seu tempo. A média no tempo foi de    5,71 %. O atleta com a melhor performance teve uma melhor de 10,84% e o de menor melhora, 2,8% de diminuição no tempo de 100 metros rasos.

 No presente estudom constatou-se a eficácia da acupuntura na melhora da performance de corrida em atletas de handebol. A melhora da performance de corrida em atletas de handebol. A melhora teve média de 5,72 % no tempo final durante os 100 metros rasos e foi estatiscamente significante. Essa porcentagem na prática indica um ganho representativo no desempenho e performance dos atletas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com