TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Libras Comunidade Surda Brasileira

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

POLO: BOA ESPERANÇA

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA:Leliane de Oliveira Coelho

DISCIPLINA: LIBRAS

NOME DO PROFESSOR: Rodrigo Geraldo Mendes

NOME DO ALUNO:ISABELLA DE CASTRO VAS TOSTES MIRANDA DE MEDEIROS

DATA:28/08/2018                                                               NOTA:______________________

Trabalho

  1. Elabore uma síntese sobre a importância da Libras para a comunidade surda brasileira.

R:Parte como base para o ser humano o ato de se comunicar.A comunicação humana é fundamental para a evolução do homem como pessoa e como cidadão ao qual influencia a sociedade e o meio em que ele vive.

A linguagem permite uma comunicação ilimitada acerca de todos os aspectos da vida das pessoas, sejam elas surdas, deficientes auditivas ou não.A língua de sinais possibilita o desenvolvimento cognitivo da pessoa surda, para que este tenha acesso a conceitos e conhecimentos já existentes.

A língua de sinais é visoespacial, e é a expressão de qualquer necessidade comunicativa; visoespacial porque utiliza a visão e o espaço para se expressar.

De acordo com Lacerda(1998,p.38),linguagem é “uma atividade constitutiva dos sujeitos.É nela, por ela e com ela que nós , seres humanos,nos tornamos humanos,nos apropriamos da cultura circundante e temos acesso aos conhecimentos construídos ao longo da história da humanidade”.

Os sinais da Libra são classificados em icônicos e arbitrário;sinais icônicos são aqueles que apresentam semelhanças com seu referente, sinais arbitrários não estabelecem ligação ao significado do sinal,a maioria dos casos estão relacionados a conceitos abstratos.

É de grande importância a existência das Libras, pois é o meio de garantir a socialização e interação do surdo na sociedade;não para os surdos , mas também para os ouvintes facilita a comunicação entre eles.

Libras é garantia de diretos e de inclusão social.

  1. Faça um paralelo entre a gramática da Língua Portuguesa e a Língua de Sinais (LIBRAS).

R: Tanto a língua portuguesa,quanto a Libras são línguas estruturadas, passando de unidades não complexas, para complexas.

Ambas possuem o nível lingüístico : o fonológico, o morfológico , o sintático, o semântico e o pragmático.

Outra semelhança também existente entre as línguas é que os usuários de qualquer das línguas pode expressar seus pensamentos, sentimentos , enfim discutir e transmitir sobre qualquer tipo de assunto em questão;assim também ambas as línguas existe a forma culta, a forma padrão de ser transmitida, mas existem diferenças que podem ser regional, ou por classe social ou até mesmo pela faixa etária, por exemplo gírias diferentes.

  1. Quais são os Parâmetros da Libras? Explique as suas funções.

R:Os Parâmetros da Libra são :*Configuração das Mãos:é os sinais que se formam a partir da combinação do movimento das mãos através de configurações de mão.

*Ponto de Articulação:é o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical e horizontal.

*Movimento: os sinais podem ter um movimento ou não.

*Orientação: os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar idéia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal,como os sinais de ir e vir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com