TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras e suas limitações e conquistas por uma comunidade surda

Seminário: Libras e suas limitações e conquistas por uma comunidade surda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Seminário  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Libras e suas limitações e conquista pela sociedade surda

A esta época não há pesquisa de como era a criança surda pela cultura indígena, toda criança que nascia com qualquer deficiência era morta.

Os surdos eram considerados ineducáveis até que um surdo Frances Ernesto Huet veio ao Brasil para educar os surdos brasileiros através de um programa especial que consistia em usar o alfabeto manual e a língua de sinais francesa.

Porém como não havia escola especial Ernesto solicitou ao imperador Dom Pedro II um prédio para fundar a escola.

No dia 26 de setembro 1857 foi fundado o instituto nacional do surdo no Rio de Janeiro essa foi à primeira escola brasileira a trabalhar com a língua de sinais.

No Brasil sabemos que a língua de sinais e usada como forma de comunicação entre a sociedade surda e a sociedade ouvinte embora ela ainda não seja ‘reconhecida’ pela sociedade ouvinte por falta de conhecimento ou ate mesmo o preconceito a sociedade surda conquistou uma forma de aprender e se comunicar com os demais.

A sociedade surda tem dificuldades de acessibilidades de alguns lugares Por exemplo, no cinema, Faculdades, Etc.

Outro motivo porque ainda exista resistência em promover acessibilidade para as pessoas surdas são por falta de profissionais qualificados e ainda nos dias de hoje em muitos ambientes seja no cultural, educacional, social ou familiar não sabem o que é a língua de sinais – Libras. E isso acaba gerando um preconceito.

A função de libras é proporcionar que as pessoas surdas tenham a mesmos direitos que as pessoas ouvintes, pois elas têm o direito do conhecimento, de ser reconhecidas socialmente, e o principal de se comunicar socialmente com todos.

Indicação e Descrição de, pelo menos, 3 conquistas alcançadas pela comunidade surda e 3 obstáculos que ainda precisam ser superados. Associar pelo menos 2 exemplos aos artigos indicados no Passo 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com