TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas Educacionais

Por:   •  23/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.003 Palavras (21 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE

CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: JAIME BARRADAS

DISC.: POLÍTICAS EDUCACIONAIS

TURMA: EF5T2

BIANCA COSTA

LUIS FELIPE RODRUIGUES

MAYARA MOREIRA

MARCELO MODESTO

RELATÓRIO DE ESTAGIO COM PESQUISA DE CAMPO

Ananindeua – PA

2016

BIANCA COSTA

LUIS FELIPE RODRUIGUES

MAYARA MOREIRA

MARCELO MODESTO

RELATÓRIO DE ESTAGIO COM PESQUISA DE CAMPO

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da Turma EF5T2 da Escola Superior Madre Celeste, como requisito parcial para obtenção de nota para o 2º NPC.

Orientador Prof. Jaime Barradas

Ananindeua – PA

2016

SUMARIO

  1. INTRDUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------1
  2. REFERENCIAL TEORICO------------------------------------------------------------------1
  3. METODOLOGIA--------------------------------------------------------------------------------1

3.1- Métodos e instrumentos de coletas de dados----------------------------------------1

3.2- Caracterizações da realidade investigada---------------------------------------------1

3.3- Procedimentos metodológicos------------------------------------------------------------1

4- ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS-------------------------------------------------1

4.1- Organizações do trabalho administrativo e espaço físico- pedagógico--------1

4.2- Currículos: Produção social do conhecimento----------------------------------------1

4.3- Gestão e relações interpessoais---------------------------------------------------------1

 5-CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------------------1

 6- REFERENCIA----------------------------------------------------------------------------------1

  1. Introdução

O presente trabalho é um estudo referente às experiências realizadas no Estagio Supervisionado l sob a análise de Políticas Educacionais e COCEF, em que se adotou o núcleo de estágio como lócus de pesquisa.

Assim, o estudo sobre a realidade escolar se delineia Escola Diferencial, tendo-se seguido as diretrizes exigidas no Projeto Político Curricular do curso de educação física da ESMAC que atende a Lei de estágio, n°11.788, art. 1º:

Estagio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (BRASIL, 2008).

Segundo Lima e Pimenta (2009, p. 33), “o estagio sempre foi identificado como a parte prática dos cursos de formação dos profissionais, em contraposição a teoria”. Dessa maneira, o mesmo caracteriza-se como a experiência, que os indivíduos passam para atuarem em determinada área profissional.

No qual o mesmo, visa à práxis pedagógica, com forma de interação, entre o educando e o ambiente de trabalho, este ultimo agregando todos os aspectos se relações criadas no ambiente de trabalho, logo que materializa a teoria, com a prática, em que, denotam-se em ambientes bem distintos. Bem como a caráter investigativo que todo o professor deve ou pode assumir em sua prática.

No decorrer do estudo foi observada e desenvolvida uma relação entre as disciplinas Estágio Supervisionada l, Políticas Educacionais e COCEF, como forma de obtenção de dados e a serem analisados neste trabalho. De modo a alcançar o objetivo da pesquisa que consiste em compreender a organização, currículo e gestão escolar como dimensões da política educacional.

A metodologia utilizada decorreu através da interpretação dos dados coletados relacionado com o referencial teórico. A importância do trabalho está oportunizar o exercício da docência e a pesquisa como resolução e discussão de problemas. Elementos fundamentais para nossa formação acadêmica, profissional e política.

2. Referencial Teórico

A Educação é o ato pelo qual ocorre o ensino de algo, ou alguma coisa, a um individuo ou a um grupo de indivíduos, com o intuito de auxiliar a transformação social, de modo, que para alguns é a única maneira de intervir e transformar a realidade social (SILVA, 2012).

Segundo Silva (2012, p.01):

Para que possamos compreender o sentido e o contexto da politica educacional brasileira é necessário estabelecermos uma linha de pensamento que contemple a observação de cenários históricos das ações e papeis de homens e mulheres e suas capacidades de reprodução e transformação do status.

                                                           

Como pode ser visto, a educação é um ato grandioso e que auxilia no desenvolvimento do ser humano, pelo qual, deve ou pelo menos deveria ser um direito de todo ser humano, fato que não ocorre e que se agrava com a crescente disparidade entre as classes sociais, onde muitos têm tudo e outros não tem nada.

O direito à Educação é a afirmação da dignidade do ser humano, do ato de aprender, da possibilidade de mudança do status. Afinal trata-se de uma vida, possível a mudanças, dotada de direitos e deveres, logo que concatena-se a uma seria de potencialidades, aspectos sociais, que correspondem a plenitude da condição como ser humano.

Silva (2012, p.07):

Quando falamos das finalidades da educação em uma determinada sociedade, queremos dizer que o entendimento dos objetos da educação se modifica conforme as concepções do homem e da sociedade que em cada tempo e espaço social e econômico, caracterizam o modo de pensar, agir e os interesses das classes e grupos sociais em luta do poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (240.4 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com