TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada Educação Física

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 8

 FACULDADE ESTÁCIO DE ALAGOAS

RODOLFO SOARES LEITE

ATIVIDADE ESTRUTURADA

Maceió

2013

RODOLFO SOARES LEITE

ATIVIDADE ESTRUTURADA

[pic 1]

 

Maceió

2013

1

"Educação Física é a arte e a ciência do movimento humano que, por meio de atividades específicas, auxiliam no desenvolvimento integral dos seres humanos, renovando-os e transformando-os no sentido de sua autorrealização e em conformidade com a própria realização de uma sociedade justa e livre."                                                                                                                                               

                                               

    João Paulo S. Medina

SUMÁRIO

  1.    Relatório I ............................................................................................................ 04                                      

           Conceitos da educação física, Formações de educação física,

              Áreas de atuação do profissional de educação física e

           Intervenções do profissional de educação física.

  1.    Relatório II ........................................................................................................... 05

           Informações obtidas através de questionários Respondidos

   por profissionais de educação física das áreas formal e não

   formal.

     Área formal – ESCOLA MUNICIPAL M. CLÓVIS DUARTE DE BARROS

     Área não formal – DANÇAS E EXERCÍCIO (ACADEMIA DA SAÚDE), MUSCULAÇÃO (ACADEMIA CORPO TOTAL) E TREINAMENTO E ESPORTIVO (ORGANIZAÇÃO MIRIM).

 3     Anexos .................................................................................................................. 08

               Ficha de registro da atividade estruturada

               Questionário – Jose Aldo Andrade de Vasconcelos (CREF 001052-G/AL)

               Questionário – Marinaldo Lima da Silva (001539-G/AL)

               Questionário – Jefferson Marques Amaral (CREF 001430-G/AL)

               Questionário – Rosivaldo Souza (CREF 000)

       4     Referências  ............................................................................................................ 13

   

 

RELATÓRIO I

CONCEITOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; SUAS FORMAÇÕES; ÁREAS DE ATUAÇÃO E AS INTERVENÇÕES DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SEGUNDO O CONFEF. 

         De acordo com o documento de intervenção do profissional de educação podemos afirmar que, são visto como conceitos de educação física um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do movimento humano. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais, a profissão constituída pelo conjunto de graduados e habilitados no sistema CONFEF/CREFs, para atender as demais sociais referentes às atividades físicas nas suas diferentes manifestações, constituindo-se em um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos.

         A educação física é um instrumento eficaz da pedagogia, porque ajuda a desenvolver as qualidades básicas do homem como unidade bio-psico-social. A educação física contribui as ações educativas com seus fundamentos científicos e seus vínculos interdisciplinares apoiando-se na filosofia, na psicologia, na biologia, e em muitas outras disciplinas.

Sabe-se que há uma divisão na educação física, bacharelado e licenciatura e no que diz respeito ao processo de quando ocorreu essa divisão a um fato notório em os documentos legais que amparam o processo de reestruturação dos cursos de licenciatura no Brasil foram inicialmente consubstanciados no Parecer CNE/CP nº 09/2001. Posteriormente a Resolução Nº 1/2002, instituiu as diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e a Resolução CNE/CP nº 2/2002, estabeleceu que esta formação devará ser efetivada com o tempo mínimo de três anos e carga horária de 2800, sendo 400 horas para estágio.

        Por tanto o profissional de educação pode atuar em duas áreas distintas “Formal” e “não formal” se registrado no CONFEF/CREF e habilitado para ambas.

Pode ser dizer por área formal à formação em licenciatura, o profissional desta área atua no âmbito pedagógico. Não formal é a área do bacharelado, onde ele estará habilitado para trabalhar em clubes, academias, centro esportivos, empresas e, planos de saúde, condomínios e qualquer espaço de realização de atividade física. Na área formal o profissional de educação física que concluiu licenciatura poderá atuar nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e no ensino médio, planejando, implantando, implementando e avaliando programas do componente curricular da educação física.

Se o profissional quiser ele poderá obter as duas formações a licenciatura (área formal) e o bacharelado (área não formal) abrindo um leque para as diferentes áreas de intervenções.

4

RELATORIO II

        INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS A PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ANALISE DO ALUNO QUE FEZ A ENTREVISTA.

        Aproveitando a atividade estruturada, podemos ver de perto o nosso de trabalho no futuro, já se vendo como um atuante, buscando nos profissionais entrevistado exemplos a ser seguidos ou melhorados para que possamos ser no futuro um profissional competente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com