TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada O que é Educação Física?

Por:   •  9/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Estacio de Sá

São Luis,25 de Novembro de 2015

Aluno: Alvaro Pereira da Silva

                 

Atividade Estruturada

O que é Educação Física?

Considerada como cultura física, constituindo-se como parte da Medicina, criadora de sofisticadas técnicas esportivas, vinculadora de compromisso. Afinal, o que é Educação Física? O que não se discute é o seu compromisso de em estudar o homem em movimento. O que também se aceita a ginástica, o jogo, o esporte  e a dança como instrumentos para cumprir seu objetivos . Talvez o que esteja faltando seja a elaboração consciente e adequada desses objetivos. E mais, como desenvolver atividades não se discute, também, - independente do ângulo observador, que a Educação Física existe em função do homem, enquanto um ser social. Incorpora conhecimento da Medicina, mais ninguém será capaz de considerar o professor de Educação Física como aquele que cura. A Tecnologia esportiva da produz campeões e recordes inacreditáveis, mais em sã consciência – em corpóreo sano-, não podemos aceitar que essa é sua missão de precípua. A impressão que a Educação física perdeu, ou não chegou a possuir, uma verdadeira identidade. E o agente de toda ação, o professor, envolvido num clube então para outra escola.

E a Educação Física se ressente de um engajamento filosófico a orientá-la em direção ás suas finalidades, Admitindo o ser humano existindo como um todo transparece a idéia de que o professor de Educação Física não pode, mesmo desejando, tratar apenas as pessoas físicas das pessoas. Seria possível, nessa perspectiva desaparece definitivamente a imagem do “educador físico”.Essa discriminação aliena a Educação Física de alguns dos seus propósitos mais autênticos ,fazendo –a assumir uma postura dogmática , acrítica , onde o discurso do homem torna-se fragmentado e secundário.

A educação Física de sua fundamental participação no desenvolvimento da inteligência (criatividade). No momento em que, pela ginástica ou pelo esporte, as atividades são baseadas na repetição de, não havendo mais Educação Física, de um modo geral, sofre as conseqüências desse cosmo visão. Desprezando, interesse, sentimentos, atitudes, emoções, e valores, distância o aluno da sua realidade existencial, numa concepção antidialética dessa existencial Inspirados na imagem de Rogers criou , podemos afirmar que, Educação Física , aprendizagem opera “do  pescoço para baixo”para cima e para baixo, o mais importantes é a negação da totalidade do homem.

Nas aulas de Educação Física, desenvolver as qualidades físicas é sem dúvida, um dos objetivos mais importantes a serem atingidos. Quando desejamos enfatizar a qualidade física chamada resistência aeróbica, imprescindível para os corredores, pedimos aos alunos que corram  em torno da quadra. Voltas e mais voltas desenvolverão, por certo, a resistência almejada, esse exercícios, porem, carecem de significado. Além de não promover um envolvimento intelectual e afetivo, em que circunstância essa tarefa será repetida?É fácil constatar que as pessoas só correm em círculos nas aulas de Educação Física!Por isso mesmo, todas as vezes que, durante uma aula, pedimos para adultos para correrem, eles imediatamente o fazem circulo, embora haja bastante espaço e esta sugestão não tenha sido dada, só assim a educação física passara a estimulara inteligência , não embrutecendo o individuo , é importante que as pessoas se movimentem tendo consciência de todos os gestos, a educação física objetivava unicamente treinamento físico-militar, necessário a sua formação esse espírito foi, nesses países, transferido para meio civil. Neste primeiro foi ministrada pelos próprios militares e posteriormente, por civis. A educação física, apesar de ser uma atividade essencialmente prática, pode oferecer oportunidades para a formação do homem consciente, critico sensível à realidade que o envolve. Mas pode, pode gerar o conformista, o humanismo que a educação física está a exigir precisa de dialogo, do debate, no confronto de idéias. Enfim, uma atitude dialética em relação aos seus problemas, é animador, entretanto, termo de satisfação e a esperança de que, nessa longa caminhada tenhamos dados os primeiros passos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com