TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Aprendizagem - Fisiologia do Exercício

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA - CEAD UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB/UNIMONTES

 Atividade de Aprendizagem – AA

Disciplina: Fisiologia do Exercício – Dependência

Professora: Cláudia Storino

1 - Defina os termos:

Homeostasia: é a tendência existente em alguns organismos para o equilíbrio e conservação de elementos fisiológicos e do metabolismo através de alguns mecanismos de regulação.

É considerado que um organismo está em homeostasia quando substâncias químicas estão em concentrações adequadas, a temperatura é estável e a pressão é apropriada.

Estado Estável: O estado estável é a estabilização das características do meio interno em um novo nível de estresse, diferente do estado de repouso, justamente porque o estado estável ocorre quando o organismo está em atividade física ou em exercício. Quando o organismo está realizando alguma atividade física, ele sai do repouso e da homeostase, então, precisa-se de um tempo para equilibrar o metabolismo energético da atividade ou exercício e quando ocorre esse equilíbrio, o corpo está em estado estável.

2- Baseando-se em nossos estudos sobre metabolismo do exercício físico, responda às seguintes questões:

2.1- Explique por que o metabolismo das gorduras depende do metabolismo dos carboidratos.

Os carboidratos são considerados a fonte primária de energia para o organismo, sua quantidade na dieta determina como as gorduras serão utilizadas para suprir uma fonte de energia imediata. A oxidação de gordura durante o exercício é influenciada pela disponibilidade do carboidrato, que atua na regulação do metabolismo destas gorduras, impedindo o seu desvio para a produção de energia.

2.2- Os exercícios de flexão abdominal atuam diretamente na remoção de gordura localizada? Justifique sua resposta.

Não, para esta resposta precisamos entender como funciona o nosso organismo e então facilmente perceberemos por que razão não é possível perder gordura apenas em determinados pontos.

A gordura contida nas células de gordura existe na forma conhecida como triglicéridos. As células musculares, no entanto, não podem usar diretamente os triglicerídeos como combustível. Seria como querer usar petróleo bruto num carro.

Em vez disso, a gordura é dividida em glicerol e ácidos graxos livres, que, em seguida, entram na corrente sanguínea. Como resultado, a gordura quebrada durante o exercício físico, para ser usada como combustível, pode vir de qualquer lugar do corpo, e não apenas da parte que está sob mais tensão.

É por tudo isso que fazer abdominais não vai reduzir a gordura na barriga, as flexões não vão reduzir (necessariamente) a gordura no peito, os agachamentos não vão reduzir a gordura nas coxas.

2.3- Explique a fadiga central e a fadiga periférica.

A fadiga central refere-se às alterações no funcionamento do cérebro, ocasionadas pelo exercício de alta intensidade ou de longa duração, com conseqüente diminuição no rendimento.

Já a fadiga periférica pode ser caracterizada pelas alterações decorrentes do exercício relacionadas à liberação e reabsorção de compostos orgânicos que auxiliam diretamente no processo de contração muscular (ex: acetilcolina), disfunção dos potenciais elétricos na fibra muscular, liberação e reabsorção de cálcio no interior das células musculares (um dos principais íons que auxiliam na contração muscular), acúmulo de metabólitos (ex: ácido lático) e depleção de glicogênio muscular durante o processo de contração.

3- Identifique os sistemas energéticos predominantes utilizados para a produção de ATP durante os seguintes tipos de exercício:

 Tipo de Exercício  

       Sistema Energético Predominante

 

 Corrida de 400m                                         Sistema Glicolítico

 Corrida de 21 quilômetros (Meia Maratona)   Sistema Aeróbico

 Caminhada                                                 Sistema Aeróbico

 Jogo de Basquetebol                                    Sistema Glicolítico

 Jogo de Futebol (Lateral)                             Sistema Glicolítico

 Jogo de Queimada                                       Sistema ATP-CP

4- Escolha um teste de VO2 max. e descreva o seu protocolo.

BALKE – Teste de Pista.

Corrida em pista de atletismo de 400m, com 15 minutos de duração, procurando percorrer a maior distância possível em uma cadência constante.

VO2 máx.= (vel x 0,2) + 3,5

Como exemplo, se um indivíduo percorreu 3525 metros, equivale a 235 m/min. Aplicando na fórmula: VO2 máx.= (235 x 0,2) + 3,5 = 50,5 ml/kg/min.

5- Descreva como a altitude afeta os desempenhos de alta velocidade e explique por que isto acontece. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com