TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Fisicas para Populações Especiais

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

GRADUAÇÃO EM BACHAREL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MÁRIO LIMA DE OLIVEIRA

R.A. 1162943

Atividade Física para Populações Especiais

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

BOA VISTA

2016


 1) Descreva as diferenças entre as duas formas de atendimentos, equalitário e igualitário e, dê um exemplo de cada um deles.

O atendimento equalitário, diz respeito a Educação Física Inclusiva, onde:

ele possibilita atender, com máximo de qualidade possível, aos interesses, às capacidades e as limitações particulares e coletivas de todas as pessoas atendidas no ambiente comum. Para tanto, a metodologia envolvida, os materiais, as regras e o grau de apoio oferecidos devem ser ajustados de forma particularizada. A finalidade desse tipo de atendimento é o benefício máximo, segundo os propósitos planejados para a atividade, particulares e coletivos dos envolvidos.

No atendimento igualitário: ao contrário do termo anterior, o atendimento igualitário apresenta, em geral, a mesma metodologia, materiais, regras e grau de apoio para todos e, por esses motivos, acaba não atendendo com o máximo de qualidade cada pessoa  envolvida. Por outro lado, gera benefícios apenas para aqueles que se adaptam ao formato padrão de atendimento oferecido Caderno de Conteúdo Unidade 2 – Claretiano 2016.

Então o que se conclui é que embora em ambos os atendimentos se dar oportunidade as pessoas, no atendimento equalitário procura envolver todos num mesmo ambiente e sob os mesmos conteúdo porém levando-se em conta sua particularidade sua individualidade específica, enquanto que no igualitário, apesar de oferecer as mesmas oportunidades, não consideram as características individuais, oferecendo o mesmo conteúdo de aprendizagem sem levar em conta os fatores individuais de cada um e como estes absorveram estes conteúdo.

Exemplo de atendimento equalitario  são alguns caixas eletrônico do banco, onde as pessoas comuns tem acesso e executam seus procedimentos usufruindo dos benefícios e facilidade deste, da mesma forma que as pessoas com algum tipo de deficiência, pois nestes caixas são agregados diversos tipos de deficiência, como cadeirante, deficiente visual e auditivo. No exemplo igualitário estão a maioria das salas de cinema, embora permita o acesso de cadeirantes deixam de atender o público com outros tipos de deficiência, embora ofereçam serviços a todos.

2) Descreva as diferenças entre as duas formas de desenvolvimento, típico e atípico e

dê um exemplo de cada um deles.

        ...pessoas com desenvolvimento atípico são aquelas que apresentam uma ou mais características,

em termos motores, sensoriais, intelectuais ou sociais, que difere do desenvolvimento humano da maioria da população em que vive, ou seja, que difere do desenvolvimento típico/comum. Trata-se de um termo mais geral e mais amplo do que o termo "pessoa com deficiência", pois envolve não somente as características físicas, intelectuais e sensoriais permanentes do indivíduo, mas também a análise das características ambientais e sociais que alteraram o grau do seu desenvolvimento (seja atrasado ou avançado) em comparação ao desenvolvimento comum da maioria da população. Deve-se ainda usar esse termo em substituição ao termo "pessoas com necessidades especiais". (Caderno de Conteúdo Unidade 1 – Claretiano 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com