TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA: ATIVIDADES FÍSICAS E ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.881 Palavras (12 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

                SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso DE graduação em educação física

FABRICIA FERNANDES DE SOUZA

GILVÂNIA BORGES CORRÊA

JARBAS APARECIDO SOUZA BATISTA VIEIRA

RENATA PIMENTA SANTOS

TALLISON BARBOSA NOGUEIRA

THAMIRES KAROLLAYNE MATOS PAES

EDUCAÇÃO FÍSICA: ATIVIDADES FÍSICAS E ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

[pic 4]

JANUÁRIA - MG

2016

FABRICIA FERNANDES DE SOUZA

GILVÂNIA BORGES CORRÊA

JARBAS APARECIDO SOUZA BATISTA VIEIRA

RENATA PIMENTA SANTOS

TALLISON BARBOSA NOGUEIRA

THAMIRES KAROLLAYNE MATOS PAES

EDUCAÇÃO FÍSICA: ATIVIDADES FÍSICAS E ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Portfólio apresentado ao Curso Graduação em Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Disciplinas: Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Educação Física Escolar e Saúde; Metodologia do Ensino da Ginástica Escolar; Educação Física Adaptada e Primeiros Socorros. 3º Flex e 6º Regular.

Profs.: Prof. Dndo Anisio Calciolari Jr.; Prof. Ms. Túlio Moura; Prof.ª Ms.ª Patrícia Proscêncio; Prof.ª Dnda Eloise W. Almeida; Prof.ª Ms.ª Silvia Paulino Ribeiro Albanese; Prof.ª Dr.ª Luana Conti.

JANUÁRIA - MG

2016

Introdução

O presente estudo discorre sobre atividades físicas das aulas de educação física e alunos com necessidades especiais, realizando pesquisa bibliográfica e de campo para coleta de informações da prática profissional na área e teóricas de estudiosos do caso.

O objetivo do estudo é analisar a Dança enquanto conteúdo da educação física escolar; analisar de forma crítica acerca dos alunos com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física e conhecer o trabalho com deficientes nas aulas de educação física desenvolvidas por dois professores de educação física em escola da rede pública de Januária-MG.

Desenvolvimento

1º Momento

A Dança enquanto conteúdo da educação física escolar

A dança tem uma forte tendência a ser um recurso pedagógico efetivo às aulas de educação física, pois se torna nessas aulas momentos de realizar atividades de forma alegre e diversificada atividades que trabalham a concentração, a atenção, a administração dos movimentos do corpo, a mente, dentre outros elementos.

De acordo com Araújo (2016:01):

Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. [...] A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço. [...] A dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente.  

Assim, a importância da dança para as aulas de educação física se destaca por vários fatores. Desenvolvimento do corpo, da mente, das sensações e emoções, a educação e aquisição de boas condutas, posturas e outras características.

A dança, de acordo com Silva et al (2012:02):

Vista de diversos ângulos, traz inúmeras formas de benefícios para os indivíduos em relação aos aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais, contribuindo para a integração e formação de senso crítico em cuidados com a saúde e com o corpo, além de ser um meio educativo de ajudar na promoção da saúde abordando temas transversais como, sexualidade, puberdade, prevenção de doenças.

A dança vai além de simplesmente seguir, acompanhar um ritmo musical e desenvolver passos, seja individual ou em conjunto. Ela, sendo utilizada com introdução de recursos didáticos pedagógicos se transforma em um instrumento educacional basilar nas aulas de educação física.

Ao se falar da competência do profissional de educação física e os desafios no trabalho com a dança na escola nos remete a ideia do compromisso e interesse em fortalecer suas aulas.

De acordo com Vaz, Brito e Vianna (2010:01):

Cabe ao professor desenvolver e estimular com diferentes atividades o crescimento motor, intelectual, social e cultural do aluno durante todo o ano letivo e não somente em datas comemorativas contribuindo para que os alunos descubram suas potencialidades artísticas.

O professor deve ter consciência dos benefícios da dança em suas aulas para promover o desenvolvimento de seus alunos com maior vigor e dinamismo.

Além de uma estratégica e estruturado recurso pedagógico para as aulas de educação física, a dança pode estar trabalhando, além do corpo, alma e mente do aluno a sua cultura local.

O professor pode e deve selecionar músicas que fala da história da comunidade dos alunos, de mitos e personagens folclóricos que compõem a identidade de sua sociedade.

Segundo Xavier (2009:01):

Sabemos que um arte educador em dança trabalha com questões mais profundas como: faixas etárias, possibilidades e habilidades motoras e cognitivas onde cada grupo de idade tem suas habilidades e entendimentos, mas nada disso diminui o processo criativo ou mesmo a performance do aluno, mas sim o deixa autentico e vemos os participantes realmente atuando como protagonistas de suas experiências culturais cinéticas e criativas.

Nesse momento, a escola, nas aulas de educação física, está desenvolvendo ação de teor social, como projeto social que valoriza e promove a identidade cultural de seus alunos e comunidade escolar.

2º Momento

A dança vai se envolver ainda, de forma efetiva, na vida de alunos com necessidades especiais, como podemos citar, o caso das crianças com síndrome de Down.

A síndrome de down, segundo Moreira, Hani e Gusmão (2010:96):

É uma condição genética, reconhecida há mais de um século por John Langdon Down,¹ que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência mental (DM), compreendendo cerca de 18% do total de deficientes mentais em instituições especializadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (808.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com