TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS

Por:   •  4/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LUÍS RODRIGO DE GÓES GONÇALVES – 1127903

ATIVIDADE FÍSICA PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS

Trabalho apresentado  ao  Centro Universitário Claretiano Everson Luiz Rocha para a disciplina de Atividade Física Para Populações Especiais e como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo Professor. Antonio Eduardo Ribeiro.

CURITIBA
2016

1) Descreva as diferenças entre as duas formas de atendimentos, equalitário e igualitário e, dê um exemplo de cada um deles.

R: Atendimento equalitário: É o princípio de atendimento que deve orientar a Educação Física na perspectiva da Educação Inclusiva. Possibilitando atender, com o máximo de qualidade possível, aos interesses, capacidades e às limitações particulares e coletivas de todas as pessoas atendidas no ambiente comum. Para tanto, a metodologia envolvida, os materiais, as regras e o grau de apoio oferecido devem ser ajustados de forma particularizada. Um exemplo seria a elaboração de atividades em um atendimento individualizado, de acordo com as necessidades e limitações de cada pessoa. Tendo como finalidade de atendimento o benefício máximo dos propósitos planejados para as atividades, particulares e coletivas dos envolvidos.

Atendimento igualitário: ao contrário do termo anterior, apresenta, em geral, a mesma metodologia, materiais, regras e grau de apoio para todos e, por esses motivos, acaba não atendendo com o máximo de qualidade cada pessoa envolvida. Por outro lado, gera benefícios apenas para aqueles que se adaptam ao formato padrão de atendimento oferecido. Um exemplo seria as atividades em grupo.

2) Descreva as diferenças entre as duas formas de desenvolvimento, típico e atípico e dê um exemplo de cada um deles.

R: Pessoas com desenvolvimento típico: apresentam desenvolvimento humano mais próximo às características comuns da maioria da população ao que se referem aos aspectos motores, sensoriais, intelectuais e sociais. "pessoa sem deficiência", "pessoa normal" ou mesmo "pessoa típica" (termos no qual não devem ser utilizados). Para conhecimento geral, sinônimos da palavra "típica" são: comum, da maioria ou predominante. Devemos, então, saber diferenciar as palavras "típica e comum" de "normal". Um exemplo seria pessoas que não possuem nenhuma dificuldade de locomoção ou alterações sensoriais.

Pessoas com desenvolvimento atípico: contrariamente ao termo anterior, pessoas com desenvolvimento atípico são aquelas que apresentam uma ou mais características em termos motores, sensoriais, intelectuais ou sociais, que difere do desenvolvimento humano da maioria da população em que vive, ou seja, que difere do desenvolvimento típico/comum. Trata-se de um termo mais geral e mais amplo do que o termo "pessoa com deficiência", pois envolve não somente as características físicas, intelectuais e sensoriais permanentes do indivíduo, mas também a análise das características ambientais e sociais que alteraram o grau do seu desenvolvimento (seja atrasado ou avançado) em comparação ao desenvolvimento comum da maioria da população. Deve-se ainda usar esse termo em substituição ao termo "pessoas com necessidades especiais". Um exemplo são pessoas com alguma alteração permanente ou incomum, seja de natureza física, sensorial ou intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com