TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FÍSICA PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2][pic 1]

GEOVANY FERREIRA DA SILVA - 1109923

Educação Física - Bacharelado

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO, 2º CICLO, 6ª SEMANA UNIDADES 1-2

 

 

 Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina ATIVIDADE FÍSICA PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Tutor  ANTÔNIO EDUARDO RIBEIRO.  

POLO CAMPO GRANDE

2016

[pic 4][pic 3]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso:

Educação Física – Bacharelado

Disciplina:

 

Atividade Física Para Populações Especiais  

Tutor:

Antônio Eduardo Ribeiro

Turma:

DGEB1301CGR1L

Aluno:

Geovany Ferreira da Silva

RA:

1109923

Unidade:

1-2

                 

POLO CAMPO GRANDE                                                                            2016

Atividade no Portfólio

Objetivos

•         Compreender os conceitos de inclusão e de integração.

•         Refletir sobre vantagens e desvantagens do atendimento igualitário e do atendimento equalitário no campo da Educação Física.

•         Relacionar estes dois tipos de atendimento com contextos de atuação com exercícios físicos e esportes.

Descrição da atividade

Fundamentado nas leituras propostas, responda as questões a seguir e poste suas considerações no Portfólio:

1) Descreva as diferenças entre as duas formas de atendimentos, equalitário e igualitário e, dê um exemplo de cada um deles.

Atendimento equalitário é o tipo de atendimento, cujo princípio deve orientar a Educação Física na perspectiva da Educação Inclusiva, pois seu modelo possibilita atender, com muito mais qualidade e eficiência, aos interesses, às capacidades e às limitações particulares e coletivas de todas as pessoas atendidas no mesmo ambiente. Portanto, a metodologia envolvida, os materiais, as regras e o grau de apoio oferecido são ajustados de forma particularizada. Quanto a finalidade desse tipo de atendimento, é a obtenção de benefício máximo, segundo os propósitos planejados para a atividade, particulares e coletivos de todos os envolvidos (CHEREGUINI, P. A. C. 2016. u. 1, pág. 13-14).

Diferente do termo anterior, o atendimento igualitário faz uso, em geral, da mesma metodologia, materiais, regras e grau de apoio para todos e, por isto, acaba não atendendo com o máximo de qualidade cada pessoa envolvida. Neste método se geram benefícios apenas para aqueles que se adaptam ao formato padrão de atendimento oferecido (CHEREGUINI, P. A. C. 2016. u. 1, pág. 14).

Exemplos

Um exemplo que pode ilustrar a diferença dos métodos, seria, por exemplo, em um contexto hipotético, em que hajam três indivíduos, um de maior estatura, outro de estatura mediana, e o outro de baixa estatura, onde o objetivo é assistir à um jogo de baseball, supondo-se que haja uma cerca(muro) entre o campo e os espectadores,  no atendimento padronizado, normalizador, previamente planejado, sem considerar as características das pessoas envolvidas (interesses, necessidades e potencialidades – no caso específico: a altura) é fornecido igualmente um caixote para cada um, afim de que consigam ver o jogo e assim a cerca não impeça a visão, porém sem se considerar a altura de cada indivíduo. Já no atendimento equalitário, é fornecido quantidades de caixotes de acordo com a necessidade, interesse, e potencialidade de cada indivíduo, assim é alcançado o objetivo pretendido com a inclusão (que neste contexto específico é de que todos assistam ao jogo), a partir da análise das características particulares das pessoas envolvidas. Para tanto, equiparou-se o grau de apoio e dos serviços envolvidos no atendimento (quantidade de caixotes) coletivo (CHEREGUINI, P. A. C. 2016. u.2, pág. 62-63).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com