TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  14/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

CONRADO FERNANDES DIAS -  RA-1161521

BIOQUIMICA

ATIVIDADE

                           

Tutor: SOLANGE AP BISPO DOS SANTOS

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

BELO HORIZONTE

04/2015

1 - Compostos orgânicos:

* Carboidratos: OS carboidratos tem a função energética, estrutural e de comunicação celular. Três tipos monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

* Lipídios: São as gorduras, sua função é armazenar energia e a formação das membranas celulares, tem a função também de isolar a perda de calor.

* Proteínas: são moléculas orgânicas, suas funções são as seguintes: imunológicas, catalisadora de reações químicas, hormonal e estrutural.
Compostos inorgânicos:

* Água: é um solvente universal, presente na maioria das células animais, suas funções são transporte de substancia, comunicação celular e regulação térmica.

* Sais Minerais: são pequenos elementos químicos, sua função é de permitir o melhor funcionamento do organismo.

* Oxigênio: também é um composto orgânico, e importante assim com a água para, por exemplo, manter a regulação térmica do corpo através da respiração.

2 - A importância do pH é o equilíbrio na absorção de minerais para a saúde do ser humanos se o pH é muito baixo ou muito alto a propensão para doenças e em maior, opH ideal é de 7,4.

Durante a realização de exercícios físicos são formados ácidos nos processos metabólicos dentre eles o ácido lático, que é um ácido orgânico, a alta  concentração desse acido lático afeta o metabolismo durante a prática do exercício, diminuindo o pH reduzindo a capacidade da célula muscular produzir ATP ou impedindo o processo contrátil, precisando de um sistema que neutralize, esse sistema é chamado de tamponamento que é a associação de um acido fraco e a sua base, ele serve para atenuar a variação dos valores do pH.

O excesso na prática da atividade física provoca o excesso na produção do acido lático e com isso o sangue tende a se tornar mais acido, se não corresse essa quebra do sistema tampão praticante sofreria uma acidose.

Referências Bibliográficas:

SILVA, M.I.;CORREA, J.R.A. Quimica e Bioquimica para o ensino de Ciências e Biologia. Batatais: Claretiano, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com