TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES FISIOLÓGICAS

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

1) Quem realizou experiências com a utilização de um calorímetro direto para observar o gasto de energia em cães? Em qual ano? Quais americanos também pesquisaram a taxa metabólica do ser humano? O que essas experiências têm a ver com o nosso dia a dia?

R: Em 1984 o Alemão Max Rubner e os americanos Atwater e Benedict realizaram experiências observando o gasto de energia em cães. Graças a essas experiências é que hoje podemos mensurar a quantidade calórica dos alimentos que ingerimos.

2) Quais as seis formas de energia? A energia mecânica pode ser utilizada para realizar trabalho. De acordo com a unidade, que tipo de trabalho pode ser realizado?

R: As formas de energia são: Nuclear; Térmica; Luminosa; Química; Mecânica; Elétrica.

A energia mecânica permite a realização dos trabalhos mais simples aos mais complexos, sejam estes as atividades corriqueiras ou mesmo o trabalho interno do nosso organismo.

3) Faça um resumo com as suas palavras sobre o ciclo energético biológico.

R: A energia que ocorre na reação química ao ingerimos alimentos e oxigênio é chamado de respiração à qual tem finalidade de gerar energia. Porém nosso organismo não gera energia direta dos nutrientes ele gera um composto chamado ATP rico em energia o qual permite a realização de trabalhos internos e externos, para que essa energia ocorra utilizamos ATP à qual com a presença de água e com ajuda da enzima ATPase é gerada a conversão em ADP e fosfato inorgânico, com essa reação geramos a energia equivalente a 9 quilocalorias. Como o ATP é limitado em nossa célula e no caso de precisarmos de energia para manter uma atividade por um período mais longo contamos com três deferentes vias que permitem novamente a junção do ADP ao fosfato, reavendo o ATP, estas vias são; Sistema Anaeróbio Alático; Sistema Anaeróbio Lático; Sistema Aeróbio.

4) Os nutrientes que nós ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir qual composto?

R: Adenosina Trifosfato (ATP)

5) Quais vias produzem energia para formar o ATP novamente? Explique resumidamente com as suas palavras cada uma.

R: Sistema Anaeróbio Alático; Sistema Anaeróbio Lático; Sistema Aeróbio.

1 - Sistema Anaeróbio Alático, conhecido também como ATP-PC que ao formar o ADP utiliza a fosfocreatina advinda dos músculos tornando assim este um sistema de reação química mais simples que libera energia mais rapidamente.

2 - Sistema Anaeróbio Lático ou glicolítico, nesta via o oxigênio não participa da reação química, utiliza glicose ou o glicogênio passando pelo processo de glicogenólise e glicolítico este responsável pela ressíntese de duas moléculas de ATP e ácido pirúvico, neste sistema ocorre maior produção de acido lático devido às reações glicolíticas que formam o ácido pirúvico o qual pela falta de oxigênio é convertido em ácido lático. Este sistema é mais lento que o sistema anaeróbio alático, porém consegue fornecer energia por mais tempo,

3 - Sistema Aeróbio consiste principalmente na oxidação dos ácidos graxos e degradação da glicose na presença de O2 para produção de energia, também ocorrem o metabolismo das gorduras e das proteínas, basicamente é dividido em três sistemas:

Glicólise aeróbia onde ocorre a quebra da glicose convertendo em piruvato sem a formação de ácido lático, pois existe a participação de oxigênio nesta reação, com isso a energia para ressíntese de 3 moles de ATP.

Ciclo de Krebs onde o ácido pirúvico continua a ser metabolizado nas mitocôndrias produzindo hidrogênio, elétrons, dióxido de carbono e ATP, com energia para ressíntese de 2 moles de ATPs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com