TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  1/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.362 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇAO SOCIAL E TECNOLÓGICO

CENPPE – CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO PARA BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DANIELLE DE FRANÇA BORGES

OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA A VIDA SOCIAL NA TERCEIRA IDADE

JEQUIÉ-BA

2017

DANIELLE DE FRANÇA BORGES

OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA A VIDA SOCIAL NA TERCEIRA IDADE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Complementação para Bacharel em Educação Física, do Instituto de Educação Social e Tecnológico (IESTE), como parte dos requisitos obrigatórios de avaliação.

Orientadora: Profª. Esp. Antonieta Profeta dos Santos

JEQUIÉ-BA

2017

DANIELLE DE FRANÇA BORGES

OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA A VIDA SOCIAL NA TERCEIRA IDADE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Complementação para Bacharel em Educação Física, do Instituto de Educação Social e Tecnológico (IESTE), como parte dos requisitos obrigatórios de avaliação.

Aprovado em _____de______________ de 2017.

Conceito: ________

____________________________________________

Profª Esp. Antonieta Profeta dos Santos (Orientadora)

Instituto de Educação Social e Tecnológico – IESTE

Jequié, dezembro de 2017.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, agradeço a Deus por ter me dado condições de concluir essa extensão e por me proteger na estrada todo esse período que fui a Jequié.

Aos meus pais que me apoiaram e me incentivaram, sempre acreditando no meu potencial e sabendo que tudo daria certo.

Agradeço a todos os meus amigos que me apoiaram com palavras de incentivo, que me ajudaram na produção desse artigo, em especial a Priscila e Lorena, que me deram algumas dicas para que esse trabalho pudesse ser concluído.

Enfim, agradeço a todas as pessoas, que fizeram parte mais uma vez dessa etapa da minha vida.

 


OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA A VIDA SOCIAL NA TERCEIRA IDADE

Danielle de França Borges[1]

RESUMO

Este artigo tem como objetivo primordial analisar os benefícios da musculação para a vida social de idosos acima de 60 anos, a partir de uma revisão integrativa de literatura. A prática de atividade física para os idosos não é só importante para melhorar o corpo externamente, mas se torna bem necessário para fugir da solidão, depressão, conviver socialmente com outras pessoas. Eles são beneficiados de maneira geral, adquirem autoconfiança, se tornam mais determinados para fazer suas atividades do dia a dia e o melhor, recuperam sua importância na sociedade. Com base na literatura analisada foi possível concluir que a musculação tem se mostrado eficaz para a vida na terceira idade, desenvolvendo sua autoestima e confiança. Contudo, salienta-se que a melhoria na vida do idoso acontece através de uma gama de fatores físicos, subjetivos e sociais, assim os benefícios na vida social e na autoestima na terceira idade não é consequência só do exercício de força e sim da associação desta modalidade com outras atividades físicas, através da integração entre os participantes e melhoras na qualidade de vida, já que esta população com o passar dos anos pode sofrer alterações, devido ao processo de envelhecimento.

Palavras-chave: Musculação; Terceira Idade; Idoso; Vida Social; Autoestima.

ABSTRACT

This paper aims to analyzing the benefits of bodybuilding for the social life of the elderly over 60 years, from an integrative literature review. The practice of physical activity for the elderly is not only important for improving the body externally, but it becomes necessary to escape loneliness, depression, socializing with other people. They are generally benefited, gain self-confidence, become more determined to do their day-to-day activities and the best, regain their importance in society. Based on the literature analyzed, it was possible to conclude that bodybuilding has shown to be effective for life in the elderly, developing their self-esteem and confidence. However, it is emphasized that the improvement in the life of the elderly happens through a range of physical, subjective and social factors, so the benefits in social life and self-esteem in the third age is not a consequence of the exercise of force alone, but of the association of this modality with other physical activities, through the integration between the participants and improvements in the quality of life, since this population with the passage of the years can undergo changes, due to the aging process.

Keywords: Bodybuilding; Third Age; Elderly; Social life; Self esteem.

1 INTRODUÇÃO

Segundo dados do IBGE (ano), hoje no Brasil, as pessoas idosas (acima de 60 anos), somam 23,5 milhões de brasileiros, mais que o dobro de registro, em 1991.  

Muita facilidade e pouco esforço físico levam ao sedentarismo e contribuem grandemente para o surgimento ou agravamento de doenças como hipertensão arterial, osteoporose, diabetes, obesidades, dentre outros. Tudo isso acontece porque na fase do envelhecimento são envolvidos fatores biopsicossocias e os idosos acabam passando por transformações progressivas como perdas celulares, diminuição de força muscular, aumento no percentual de gordura, perda de massa muscular, dificuldade auditiva e visual, declínio de habilidades que antes desenvolviam com facilidade e agora não conseguem mais. E, por fim, muitos acabam chegando ao isolamento social, insegurança de sair nas ruas e a falta de opção de escolher suas próprias atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (734.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com