TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacharelado em Educação Física

Por:   •  1/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

                                                                 [pic 1][pic 2]

[pic 3]

MODELO DA ATIVIDADE DE ESTUDO PROJETO ESPORTE ADAPTADO

Nome do acadêmico:

RA:

Curso:

Bacharelado em Educação Física

Disciplina:

Estágio Supervisionado II

Valor da Atividade:

3,0

Prazo para postagem:

31/10/2023 à 20/11/2023

Leia com atenção as orientações a seguir:

- Para a Atividade de Estudo – Projeto Esporte Adaptado, será aceito somente a modalidade esportiva: BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS. Outras modalidades esportivas não serão aceitas e sua atividade poderá ser zerada.

- Utilize todas as ferramentas que tem disponível para obter o máximo de informações antes de iniciar sua “escrita”. Leia, entenda e escreva com suas palavras. Você pode se utilizar de livros disponíveis nas bibliotecas do Studeo e artigos científicos. Todas as obras utilizadas devem ser referenciadas de acordo com as normas da ABNT.

- É obrigatória a apresentação de pelo menos 2 (duas) referências nas normas da ABNT. Na Sala do café, encontra-se um arquivo de como referenciar os livros.

- A atividade é individual. Em caso de cópias, atividades similares entre estudantes e plágio a atividade será zerada.  

- Você deverá enviar o modelo atual em 1 (um) único arquivo, no formato do WORD (.doc ou .docx). A correção e avaliação será feita apenas neste formato, portanto, não entregue outro formato de arquivo.

- Formatação exigida: Documento Word, Fonte Arial, tamanho 12, fonte na cor “preto”, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha, espaçamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado.

 

- CERTIFIQUE-SE DE QUE O ARQUIVO É O CORRETO, POIS NÃO HÁ COMO REENCAMINHÁ-LO. PORTANTO, FAÇA A CONFERÊNCIA ANTES DE ENVIAR.

 

(SEU PROJETO DEVERÁ CONTER NO MÁXIMO 6 PÁGINAS)

UNICESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ANTONIO AIRTON SEDREZ JUNIOR

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II:

PROJETO ESPORTE ADAPTADO: BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS Título do Projeto

CURITIBA – PARANÁ. 2023

1 INTRODUÇÃO

O basquetebol em cadeira de rodas é um dos esportes mais difundidos para pessoas com deficiência física. O basquetebol em cadeira de rodas (BCR) foi criado nos Estados Unidos pelos veteranos da II Guerra Mundial, o primeiro registro desta modalidade é de 6 de dezembro de 1946, quando foi publicado um artigo em um jornal americano comentando sobre os acontecimentos em uma partida de BCR (STROHKENDL, 1996).

 No Brasil a pratica de atividade física adaptada aumentou significativamente, com o surgimento do BCR deu-se por intermédio de Sérgio Del Grande e Robson Sampaio que, ao retornarem de um programa de reabilitação nos Estados Unidos, trouxeram esta modalidade para São Paulo e Rio de Janeiro. Em função da receptividade desta modalidade, Robson funda no Rio de Janeiro o Clube do Otimismo e Del Grande funda em São Paulo o Clube dos Paraplégicos em 28 de julho de 1958 (MATTOS, 1994). O primeiro jogo de basquetebol em cadeira de rodas entre equipes brasileiras ocorreu em um confronto entre paulistas e cariocas, no Ginásio do Maracanãzinho (RJ). Desde então, a competição desta modalidade no Brasil tem-se tornado cada vez mais popular. O basquete em cadeira de rodas é uma adaptação do basquete para pessoas com deficiência nos membros inferiores.

Segundo Duarte e Werner (1995), o objetivo da Educação Física Adaptada é oferecer atendimento especializado aos educandos portadores de necessidades educativas especiais, respeitando-se as diferenças individuais, visando a proporcionar o desenvolvimento global dessas pessoas, tornando possível não só o reconhecimento das suas potencialidades, como também sua integração na sociedade.

Os indivíduos classificados como deficientes físicos apresentam deficiências que os limita. Essas deficiências podem ser congênitas ou adquiridas como resultados de um acidente ou lesão. A deficiência refere-se à alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física (Adams et al. 1985; Amiralian et al. 2000). Cada atleta é classificado de acordo com o nível de comprometimento da sua lesão. A escala segue os números 1, 2, 3, 4 e 4,5. E em casos limítrofes (que ficam entre uma classe e outra) foram criadas 4 classes intermediárias: 1,5 – 2,5 e 3,5. Quanto maior o comprometimento, menor a classe do atleta. Cada time tem uma pontuação máxima de 14 pontos (que são contados de acordo com a classe de cada jogador) para classificar montar o seu time.

O Brasil participa das Paralimpíadas, ainda participa de eventos internacionais como: Mundial, Torneios Continentais: Copa América, Parapan-americano e Sul-americano (Clubes)

 Introdução você deve apresentar algumas informações iniciais ao seu leitor. Comente brevemente sobre a modalidade esportiva (BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS) e cite pelo menos um campeonato ou competição de destaque. Tente responder às seguintes questões em formato de texto dissertativo: Quais as características históricas e fundamentos desta modalidade adaptada? Para quais tipos de deficiência essa modalidade é destinada e porquê? (Não são todos os tipos de deficiência que são elegíveis para essa modalidade, por isso você aluno deve pesquisar qual o tipo de deficiência e quais as características que tornam um atleta elegível para o basquete em cadeira de rodas) Quais os principais campeonatos ou competições dessa modalidade? Deve ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, fonte na cor “preto”, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha, espaçamento de 1,5 entre linhas e alinhamento justificado. Lembre-se de retirar as orientações em vermelho, pois elas são apenas explicações de como seu projeto deve ser produzido. *O texto deste tópico deverá ter no máximo 3 parágrafos (aproximadamente meia página)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (427.6 Kb)   docx (692.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com