TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacharelado em Educação Física

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ELADIO JUSTINIANO RIBEIRO NETO- 1106831

ATIVIDADES DO PORTFÓLIO 1

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina de Preparação Física Geral como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Silas Chinarelli Teixeira.

(POLO DE TAGUATINGA - DF)
2015

[pic 2][pic 3]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Preparação Física Geral.

Tutor: SILAS CHINARELLI TEIXEIRA

Aluno: Eladio Justiniano Ribeiro Neto - 1106831

Unidade(s): BUCIOLI, S. A. Preparação física geral. Batatais: Claretiano, 2015. Unidade 1.

TRABALHO

Atividade no Portfólio 1

Objetivos

• Compreender o conceito de cada princípio científico do treinamento e identifica-los durante a preparação física geral.

• Refletir sobre a relação os princípios científicos do treinamento em quaisquer modalidades de preparação física e entender cada um deles dentro do processo de elaboração da preparação física geral.

• Analisar as diferentes particularidades descritas em cada princípio e conseguir empregá-los durante o processo de preparação física.

Descrição da atividade

Com base na Unidade 1 e leituras propostas, nos Conteúdos Digitais Integradores da mesma unidade, realize um breve resumo com as suas palavras (sem copiar do material, de obras físicas ou virtuais) dos princípios científicos do treinamento utilizando no máximo 10 linhas em cada princípio:

• Princípio da Individualidade Biológica.

Este princípio refere se a grande variedade biológica presente em cada um de nós, cada ser humano possui formas e estruturas diferentes, capacidade de absorver oxigênio, fibras musculares, estrutura óssea, enfim uma serie de variedades que torna cada ser humano único e com suas particularidades, por isso a prescrição se treinos específicos para cada atleta ou aluno terem um melhor desempenho. Conhecendo os fatores genéticos também podemos potencializar os pontos fortes e melhorar os pontos fracos de cada um para obter melhor performance.

Princípio da adaptação:

 Este princípio baseia se na quebra da homeostase, fazendo que o corpo saia da fase de equilíbrio, na preparação física as três fases são bem distintas, a primeira fase é a reação de alarme, na qual o corpo quebra a homeostase, a segunda fase é a fase da resistência –adaptação, para alguns estudiosos em preparação física, esta parte é a parte de maior interesses para preparadores físicos interessados em melhora de condicionamento e a terceira fase é a fase da exaustão, nesta fase o corpo necessita de repouso para assimilar os estímulos e se recuperar para receber novos estímulos.

Princípio da sobrecarga:

Este princípio trata-se do estimulo além da capacidade normal  dos estímulos gerados nas atividades de média intensidade, na qual o músculo receberá um estresse a mais do que o estresse que está acostumado, neste princípio os fatores como duração e intensidade devem ser monitorados com frequência, outro fator que deve ser monitorado é o tempo de descanso, desta forma o preparador físico previne que este musculo não passe para a fase da exaustão, sendo assim, nosso corpo necessita de estímulos progressivo, para que nosso seja obrigado a passar por diversas fases de adaptação sucessivas, obtendo assim uma performance máxima, sem o risco de lesão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (373.3 Kb)   docx (91.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com