TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Fisiológicas

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PAULO BARBOSA SOUZA FILHO - 1188804

Bases Fisiológicas do Movimento Humano

BELO HORIZONTE

2015

PAULO BARBOSA SOUZA FILHO - 1188804

 Atividade do Portfólio

Trabalho apresentado ao Professor Mestre Eurípedes Barsanulfo Gonçalves Gomide como parte das exigências do Ciclo 1 da disciplina Bases Fisiológicas do Movimento Humano do curso de Bacharelado  em Educação Física à Distancia.

BELO HORIZONTE

2015

BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

ATIVIDADE

  1. Qual a demanda de oxigênio durante o exercício? Por que?

Durante o exercício a demanda de oxigênio pode ser de 15 a 20 vezes maior do que no repouso. . O maior desafio à homeostase é fornecer os nutrientes e o oxigênio necessários para o fornecimento de energia para o exercício, principalmente para o exercício de alta intensidade. Para que o oxigênio seja fornecido às células durante o exercício, é necessário ocorrer um aumento do débito cardíaco e redistribuir o fluxo sanguíneo dos órgãos inativos para a musculatura ativa.

  1. O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica?

Pressão arterial sistólica

 É a maior pressão alcançada no interior da artéria aorta logo após a sístole ventricular. Em repouso, em indivíduos normotensos, a maior pressão alcançada fica em torno de 120mm Hg durante a sístole ventricular.

Pressão arterial diastólica

É a menor pressão alcançada no interior da artéria aorta durante a diástole. Em repouso, a menor pressão alcançada é em torno de 80mm Hg.

  1. Qual o comportamento das pressões arteriais sistólica e diastólica durante o exercício?

Durante o exercício, quanto maior a intensidade (mostrado pela frequência cardíaca), menor o tempo da sístole e da diástole. Porém, como a diminuição da diástole é maior, em uma alta intensidade de exercício (com uma frequência de 180bpm), o tempo da diástole chega a ser menor do que o tempo da sístole.

  1. O que é fração de ejeção? Por que a fração de ejeção aumenta com o aumento da intensidade do exercício?

É o percentual relativo à quantidade de sangue total do ventrículo esquerdo ejetada a cada sístole. A cada vez em que a intensidade do exercício é aumentada, é necessário um maior fornecimento de sangue contendo oxigênio e nutrientes necessários às células musculares que estão sendo utilizadas durante o exercício. Para aumentar esse fluxo sanguíneo, há um aumento do volume diastólico terminal e uma diminuição do volume sistólico terminal. Ou seja, podemos dizer que, antes do coração contrair, há uma maior quantidade de sangue no seu interior e, após a contração, fica restante uma quantidade menor de sangue. Com isso, a quantidade de sangue ejetada na circulação é cada vez maior.

  1. Qual o comportamento da frequência cardíaca durante o exercício em indivíduos destreinados e treinados?

Em indivíduos treinados, a frequência cardíaca no repouso é menor do que em indivíduos destreinados. Isso acontece porque, em indivíduos treinados, o volume sistólico é maior e bombear aproximadamente 5,0 litros de sangue para o corpo com um volume sistólico maior permite que a frequência cardíaca seja menor.

Isso quer dizer que, quanto maior o volume sistólico no repouso, menor será a frequência cardíaca.

  1. Segundo a ACSM, quais fatores são imprescindíveis para melhorar a aptidão cardiorrespiratória?

 A saber:

  1. Frequência semanal: é recomendável que o indivíduo realize de 3 a 5 sessões por semana.
  2.  Intensidade: esta é a variável mais importante para a realização da atividade física com o propósito de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. De acordo com o ACSM, a intensidade deve estar entre 65% e 90% da FCM.
  3. Tempo: a recomendação é que a atividade dure entre 20 a 60 minutos.
  4. Tipo: o sistema energético predominante é o aeróbio (atividades como caminhada, corrida, ciclismo e natação).
  5. Divertimento: a atividade deve ser realizada com entusiasmo e alegria, ou seja, deve ser agradável.

  1. Qual o comportamento do débito cardíaco durante o exercício em indivíduos destreinados e treinados?

Para os indivíduos destreinados, esse valor pode ser de aproximadamente 20 litros por minuto. Já para os  indivíduos treinados, esse valor pode ser próximo de 40 litros por minuto. Geralmente, quanto maior o débito cardíaco, maior será a capacidade de se exercitar em intensidades maiores.

  1. Defina consumo máximo de oxigênio e expresse como ele pode ser expressado.

Para o indivíduo realizar atividades de longa duração, como a natação, o ciclismo e a corrida, a energia é fornecida principalmente pelo sistema aeróbio, ou seja, com a participação do oxigênio. Um dos métodos mais utilizados para mensurar a eficiência do sistema aeróbio é o consumo máximo de oxigênio (VO2 max).

O VO2 max, ou potência aeróbia máxima, pode ser definido como a mais alta captação de oxigênio alcançada por um indivíduo utilizando grandes grupos musculares. Em outras palavras, podemos dizer que o VO2 max está diretamente relacionado com a capacidade do sistema cardiorrespiratório de enviar sangue oxigenado para a musculatura ativa durante uma atividade física. O VO2 max pode ser expresso em valores relativos ou absolutos em relação a massa corporal total. Em valores relativos, o resultado é expresso em ml.kg-1.min-1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com