TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Basquetebol nas Escolas Delimitações do Tema

Por:   •  9/5/2015  •  Monografia  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Basquetebol nas escolas

Delimitações do Tema

Nas escolas hoje em dia presenciamos o aprendizado de muitas modalidades esportivas nas escolas, algumas são mais desenvolvidas como Futsal e o Voleibol, outras como o basquetebol e o handebol são menos utilizados pelos professores. Então como trabalhar o basquete nas escolas, com a falta de acesso dos alunos no esporte e a falta de matérias na escola.

Formulação do Problema

Por ser um esporte menos praticado no Brasil em relação aos outros, que inclusive tem uma maior divulgação na imprensa o basquete fica de lado nas escolas, a falta de estrutura e materiais também ajudam para que isso aconteça.

Objetivos Gerais e Específicos

Objetivo Geral

Fazer com que se amplifique o conhecimento do basquete nas escolas por meio desse trabalho.

Objetivo especíifico

Trazer para o contexto da sociedade como o basquetebol pode ser de alta importancia na formação da criança e do adolescente.

Justificativa

O alto potencial de desenvolvimento presente no basquetebol e a cultura desse esporte foi o que motivou estar pesquisando sobre o assunto.

Procedimentos metodológicos

Para o total sucesso de desenvolvimento da pesquisa podemos contar com vários artigos de escritores que estudam sobre o tema. E estão sempre se aprimorando e descobrindo algo novo para que possa acrescentar mais no desenvolvimento do assunto.

Caracterização do tema

Quanto a natureza trata-se de um pesquisa Teórica.

Quanto ao tratamento de dados se trata de uma pesquisa qualitativa.

Quanto aos fins é uma pesquisa exploratória, explicativa e descritiva.

Quanto à conduta em relação aos Dados (procedimentos tecnicos): Bibliográfica, Documental e estudo de campo.

SELEÇÃO DA POPULAÇÃO E AMOSTRA

A pesquisa vai ser feita em escolas de ensino médio e fundamental procurando recolher dados que comprovem o beneficio da pratica do basquetebol para crianças e adolescentes na escola.

COLETA DE DADOS

Primeiramente é necessário saber quantas pessoas matriculadas nos os ensinos médio e fundamental já praticou o esporte um dia, ou qual o conhecimento deles sobre o assunto, essa coleta deve ser feita por forma de questionário.

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Os dados coletados deverão ser analisados a fim de trazer entendimento estatístico para que a pesquisa seja bem sucedida.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

ESPORTE – Basquete na escola

A prática esportiva é essencial para o bem estar físico e para o desenvolvimento mental. Tanto as modalidades em grupo, como as individuais têm benefícios aos praticantes.

Objetivo
Compartilhar as técnicas e as regras específicas da modalidade; conhecer as principais penalidades e desenvolver as habilidades motoras e valores como a solidariedade e o companheirismo para a prática correta do basquete na unidade escolar e em outras competições. Público-alvo: adolescentes acima de 12 anos, e adultos.
Plano de ação
Já existe um grupo que pratica a modalidade aos fins de semana. Serão convidados alunos que se interessem e eles serão treinados como iniciantes. Posteriormente serão submetidos a treinos juntamente com a equipe já existente.

Avaliação
Será contínua, de acordo com a participação e o desempenho em partidas e competições, tanto na esfera individual quanto na coletiva. Poderão também ser avaliadas questões como disciplina e assiduidade das equipes

Cronograma

Ações/Período (meses)

01

02

03

04

05

06

Elaboração do Projeto de Pesquisa

x

Elaboração de Referencial Teórico

x

x

x

x

x

Coleta dos dados

x

X

Análise e Discussão dos Dados

x

x

Elaboração do Relatório Final (monografia)

X

Referências bibliograficas

ALMEIDA, Marcos Bezerra de. Basquetebol – iniciação. 3.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com