TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de Trabalhar na Escola com os Temas Transversais

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

b[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

REFERENCIAL TEÓRICO        4

PROPOSTA DE TRABALHO.......................................................................................6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

       Este portfólio aborda a importância de trabalhar na escola com os Temas Transversais, de modo que contribua para a formação de um cidadão ético e responsável, sobretudo, em relação à pluralidade cultural. Acredito que esta temática colabora para a formação de um cidadão, capaz de agir e pensar de maneira respeitosa em frente das diversidades, começando pelo espaço escolar e na seqüência na sociedade.

       A pluralidade cultural está relacionada com a multiculturalidade de uma nação, ou seja, quando se encontram reunidos em um mesmo espaço vários tipos de manifestações culturas e tradições diferentes. A Pluralidade Cultural vem tratar da valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional. No Brasil, devido a sua "multi-colonização", formou-se uma pluralidade de culturas vindas de praticamente todas as partes do mundo. A pluralidade cultural de um país é caracterizada pela aceitação da sua diversidade cultural.

       Em um país monocultural, por exemplo, existem restrições quanto a liberdade de expressão das culturas e tradições estrangeiras, sendo até mesmo consideradas alvos de perseguições. As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, como forma de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos e na produção de conhecimento. Porém, a desigualdade social é produzida na relação de dominação e exploração socioeconômica e político.

       Em razão de tais questões, cabe à escola o importante papel de colaborar para que questões relacionadas à ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural não passem despercebidas, mas que sejam consideradas no universo escolar. É imprescindível que a comunidade escolar perceba o quanto a pluralidade cultural é rica, o quanto os aspectos relacionados à diversidade colaboram para a formação de um cidadão conhecedor de suas raízes, que reivindique seus direitos e cumpra seus deveres, que desenvolva princípios e valores morais próprios de um cidadão, de uma pessoa de bem.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

        Antigamente a maneira que as escolas trabalhavam com seus alunos era diferente do que ultimamente costumamos ver, o ensino baseava-se em uma forma tradicional, conservadora em que o professor ensinava e o aluno aprendia. Na atualidade a curiosidade dos alunos tem se aguçado, as coisas estão mudando, tanto a instituição de ensino, quanto o docente dentro da sala de aula, não são mais os mesmos, são diversos fatores que contribuíram para essa mudança, uma delas foi a introdução do multiletramento, que influencia na concepção do sujeito incentivando a constantemente buscar a superação na construção do conhecimento, sendo ativo, tendo a capacidade de entender e interpretar o que lê, potencializando suas habilidades.

       O docente deve estar atento, visando uma formação continuada, buscando acompanhar essas transformações, valorizando a trajetória que tornou o mundo mais contemporâneo. Com a elaboração de métodos inovadores o professor que pretende se destacar na sua área precisa questionar seus métodos pedagógicos, procurando assim transmitir aulas práticas, dinâmicas e contextualizadas, desse modo os resultados adquiridos serão satisfatórios.

       A pluralidade cultural, no ambiente escolar, deve considerar que a aprendizagem está vinculada com a experiência popular que o estudante possui. Todos os povos, independente de qual seja é formado de culturas, adquiridas ao longo do tempo. A base brasileira é mista, indígena e imigrante, composta por etnias diferentes e a pluralidade cultural nasce nesse sentido, respeitando a expressão da diversidade.

       A criança está em constante aprendizagem, em busca de algo que seja significativo para ela, entorno dos pensamentos, comportamentos e conhecimentos humanos, introduzimos uma tendência metodológica nas aplicações da matemática no ensino fundamental, que é a Etnomatemática. Como a própria palavra já diz Etno quer dizer amplo, na inserção cultural, ela abrange o conhecimento, a arte, a crença, a lei, a moral, os costumes, os hábitos e aptidões adquiridas pelo ser humano em família e em sociedade, que influencia na sua maneira de agir que pode variar de acordo com a região em que vive.

       O Ubiratan D’Ambrósi foi o percussor dessa idéia dizendo “Tem seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer (es) e de saber(es) que lhes permitam sobreviver e transcender, através de maneiras, de modos, de técnicas, de artes (techné ou 'ticas') de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de conviver com (mátema) a realidade natural e sociocultural (etno) na qual ele, homem, está inserido”.

        Com essa técnica passam a se entender a matemática de diversas maneiras, de vários ângulos, com um olhar diferenciado, aplicando o contexto cotidiano de cada aluno, trazendo á tona as aplicações necessárias para o desenvolvimento escolar. Esse processo faz com que fique viável a adoção de novos instrumentos culturais. Para ser compreendida, seria necessário analisar as questões matemáticas pelo contexto que o indivíduo está inserido, de maneira mais complexa, da perspectiva social, validando todas as formas de trabalhar esse conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com