TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Pratica Pedagógica Tema: Pesquisa de duas escolas

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

Uniube Uberlândia

Trabalho de Pratica Pedagógica

Tema: Pesquisa de duas escolas

Aluna: Aline Soares de Araújo Santos

Turma:14

1º Pesquisa:

Identificação da Escola:

Nome da escola: Escola de Educação Infantil Espaço e da Criança Unidade Vigilato.

Endereço: Rua Cirineu Menezes nº261 Bairro Vigilato Pereira

Uberlândia MG

Telefone: (34)3229-2010

Data da Fundação: 02-02-2015

Governo Vigente: Gilmar Machado

Numero de Alunos: 65

Nível de Escolaridade: Educação Infantil

Entorno da escola, têm várias casas, árvores, o prédio é uma casa alugada e adaptada para atender os alunos, o bairro e a vizinhança é calma existem bares ponto de ônibus, telefone público, rede elétrica, agua encanada, rede de esgoto e asfalto não tem livrarias nem espaço de lazer.

AS festas na escola são ótimas com grande participação da comunidade, e dos pais dos alunos.

Não existe projeto comunitário.

A escola tem como compromisso dar oportunidade para sua clientela construir conhecimentos atitudes e valores, contribuindo assim com a formação do cidadão.

O slogan da escola é Amor e Trabalho.

Sua missão é interagir, integrar as famílias e comunidade em geral visando o atendimento socioeducativo cultural. A gestão da escola é democrática, os alunos sentem prazer em frequentar a escola, os planejamentos são feitos através de roda de conversa com os alunos, o método usado é o construtivismo, a avaliação é feita de acordo com a execução dos projetos observando os alunos no seu aprendizado diário.

2º Pesquisa:

Identificação da Escola:

Escola Privada de Educação Infantil – EPEI – Jardim das Palmeiras

Rua do Cisnes, nº 842 – Bairro Jardim das Palmeiras

Telefone:  (34) – 3229-2040

Cep. 38.412- 256

Email: unidadepalmeiras@ongcasa.org.br

Uberlândia – Minas Gerais

Data da Fundação: 06 de Setembro de 1984

Governo: Zaire Rezende

150 alunos.

Escola de Tempo Integral  de 02 anos á  05 anos e 11 meses.

Horário de atendimento: 07:00 hs às 17hs:30 minutos

Autorizada Educação Infantil 01 e 11meses à 05 e 11 meses.

A Escola Privada de Educação Infantil – EPEI - Jardim das Palmeiras  localiza-se no setor Oeste da zona urbana do Município de Uberlândia, no Bairro Jardim das Palmeiras.

O bairro Jardim das Palmeiras possui infraestrutura adequada com rede de esgoto, água encanada, rede elétrica, asfalto, ou seja, saneamentos básicos completo, sendo um ponto estratégico no planejamento do município.

As construções do imóvel são de alvenaria e a população do Bairro é constituída, em sua maioria, de assalariados, com renda média baixa.

As festas na escola são sempre bem alegres e com a presença de todos os pais e vizinhança .

A implantação da escola no Bairro Jardim das Palmeiras, faz-se necessária devida a grande clientela existente no bairro e nas imediações adjacente e ausência de escolas públicas e gratuitas que atendam a faixa etária de zero a seis anos em suas necessidades primordiais.

A missão da Escola é interagir e integrar as famílias e comunidade em geral visando o atendimento sócio educativo-cultural.

Slogan da escola é Amor e Trabalho.

A gestão escolar é democrática.

Os alunos se mostram muito satisfeito e feliz com o atendimento na escola.

 O planejamento, além de flexível procura contextualizar e considerar os eixos norteadores sugeridos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, adequando também à proposta da pedagogia de projetos utilizados na Escola. O lúdico e o prazeroso são determinantes no fazer pedagógico, pois é possível elaborar atividades para crianças pequenas, de maneira que elas possam crescer em ambiente estimulador, seguro, educativo e feliz.

O método usado é o construtivismo.

A avaliação do desenvolvimento da criança é feita através da observação e registro de forma contínua, mediante o acompanhamento das etapas do desenvolvimento em função da oportunidade e qualidade das vivências proporcionadas na escola.

Comparação entre as duas escolas:

Ao pesquisar as duas escolas, observei que ambas constitui-se em espaços de reflexão coletiva para a construção de uma escola para o povo tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança nos aspectos, físicos, psicológicos, intelectual, afetivo e social, complementando a ação de cuidar e educar junto com a família encontram dificuldades para atender melhor os alunos como por exemplo salas adequadas a faixa etária assistida, há necessidade de manutenção dos espaços como na rede elétrica ,predial. O cotidiano da Escola é composto de atividades que envolvem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com