TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA/ COMUNIDADE TEMA: IDENTIFICAÇÃO DA DIVERSIDADE SOCIAL E CULTURA

Por:   •  20/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

• PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA/ COMUNIDADE

TEMA: IDENTIFICAÇÃO DA DIVERSIDADE SOCIAL E CULTURA

A disciplina prática de ensino: integração escola/ comunidade é de suma importância para estudantes de licenciatura, maior parte de suas atuações serão em escola.

Podendo assim perceber que na maioria das vezes a comunidade não participa dos assuntos relevantes a escola e nem a mesma se preocupa em envolver a comunidade em seus projetos, é possível notar através de observação situações reais, afim de compreender a realidade de uma escola e conhecer as características da comunidade e suas expectativas.

• ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

TEMA: SISTEMA ESCOLAR

 A primeira LDB: Lei Federal n° 4024, de 20 de dezembro de 1961

A primeira lei foi considerada completa, ela estabelecia diretrizes e base para toda educação nacional, da educação infantil até ensino superior.

A primeira lei tratava sobre os fins da educação, o direito educação, a liberdade do ensino e os deveres do estado para com a educação. Foi apresentada ao congresso nacional em 1948 e foi aprovada 13 anos depois em 1961.

 A segunda LDB: Lei Federal n° 5692, de 11 de agosto de 1971

Esta lei não foi considerada completa, pois não tratava do ensino superior só estabeleceu dois níveis de ensino o 1° e 2° grau.

Ensino de 1° grau: com duração de 8 anos era obrigatório e gratuito nas escolas públicas.

Ensino de 2° grau: com duração de 3 a 4 anos não era obrigatório, mais gratuito nas escolas públicas.

 A terceira LDB: Lei Federal n° 9394 de 20 de fevereiro de 1996

Esta lei atualmente vigente, estrutura de ensino apresenta a seguinte configuração:

Educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio todos obrigatórios e gratuito nas escolas públicas, e a educação superior.

• DIDÁTICA GERAL

TEMA: INSTITUIÇÃO ESCOLAR

A principal função da escola é garantir a aprendizagem, desenvolver estratégias que facilite o conhecimento, habilidades e valores necessários ao indivíduo tornando o aluno um cidadão participativo na sociedade em que vivem, tendo domínio básico da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras.

Excluem-se da escola os que não conseguem aprender, excluem- se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica porque antes não aprenderam a ler, escrever e contar e excluem-se, finalmente, do exercício da cidadania esses mesmos cidadãos porque não conhecem os valores morais e políticos que fundam a vida de uma sociedade livre, democrática e participativa (BARRETO, 1994, p 59)

A sociedade espera muito da escola. Na maioria das vezes a escola desconhecem o que se espera delas, sendo que seu sistema de ensino só é bom se ele expressar com clareza o que se espera dele.

PLANO DE AULA

TEMA: INSTITUIÇÃO ESCOLAR

DURAÇÃO: 4 aulas

TURMA: 8° ano

OBJETIVOS:

 Promover a socialização entre os alunos trabalhando em grupo;

 Conhecer o ambiente escolar e comunidade;

 Considerar o conhecimento prévio dos alunos.

RESUMO DO PLANO DE AULA:

A aula foi elaborada para alunos do 8° ano com intuito de conhecer melhor sua instituição de ensino.

METODOLOGIA

1° momento – em uma roda de conversa com a turma discutimos assuntos relacionados a escola, sobre acessibilidade, respeito, famílias na escola, aulas diferenciadas, tecnologia em sala e principalmente o que mais gostam na escola.

2° momento- dividir a sala em grupos com quatros alunos cada e elaborar um questionário com perguntas para a comunidade, alunos e funcionários da escola, referente aos assuntos discutidos no 1° momento.

3° momento - selecionar dez perguntas de cada grupo feita pela turma, pedir para eles digitarem na sala de informática da escola, e dar um prazo para eles conseguir que todas as questões sejam respondidas e lembrar que as pessoas quando forem responder não precisam se identificar.

4° momento – em grupo contar como foi a experiência que tiveram no momento que as pessoas respondiam o questionário.

• ARTE VISUAL NA IDADE MÉDIA

TEMA: IDADE MÉDIA COMO REFERÊNCIA E INFLUÊNCIA PARA A ARTE NO MUNDO

Baseado no teocentrismo com grande força na igreja católica, para poder manter seu poder a igreja através de pinturas e esculturas faziam o ensinamento religioso sendo seu maior objetivo e assim escondia os acontecimentos do antropocentrismo.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com