TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios do exercício físico na prevenção da hipertensão arterial

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1]

“BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL”

CÉLIO NICOLAU TEODORO DOS SANTOS – RA: 118105

ARAÇATUBA
2015

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A hipertensão arterial constitui-se numa das afecções mais comuns do mundo moderno e atinge, em média, de 15% a 20% da população adulta, podendo ser definida como o aumento da pressão arterial sistólica de 140 mm Hg ou mais, e pressão arterial diastólica de 90 mm Hg ou mais. Mesmo se evidenciando que a hipertensão arterial constitui um dos principais problemas de saúde, o número de hipertensos tratados é pequeno. Cerca de 50% desconhece sua condição. Dos que sabem, 50% não se tratam, e destes, 50% não têm sua pressão sob controle. Portanto, apenas 10% dos hipertensos são tratados efetivamente (CAMPOS; LEITE, 1990).  

Diversos estudos demonstram o papel da atividade física na redução da pressão arterial, e vários são os mecanismos envolvidos no efeito hipotensor do treinamento físico. A busca de uma explicação para o efeito redutor do exercício sobre a pressão arterial de indivíduos normotensos e, principalmente, hipertensos, tem motivado inúmeras pesquisas nas últimas décadas, sendo a redução da pressão arterial diastólica em repouso após treinamento a mais largamente estudada. Os mecanismos que norteiam a queda pressórica pós-treinamento físico estão relacionados a fatores hemodinâmicos, humorais e neurais (RONDON; BRUM, 2003). 

Dentre os fatores hemodinâmicos verificou-se, tanto em ratos, espontaneamente hipertensos, quanto em humanos, que o exercício físico promove a redução da pressão arterial por diminuição no débito cardíaco, que está associada ao decréscimo da freqüência cardíaca, uma vez que não foram observadas alterações no volume sistólico. A queda na resistência vascular sistêmica e, conseqüentemente, na pressão arterial seria outro mecanismo alternativo proposto para explicar a queda na pressão arterial pós-exercício. Uma redução significativa nos níveis pressóricos é conseguida com treinamento de baixa intensidade (50% do consumo de oxigênio de pico). Assim, o exercício físico de baixa intensidade diminui a pressão arterial porque provoca redução no débito cardíaco, o que pode ser explicado pela diminuição na freqüência cardíaca de repouso, e diminuição do tônus simpático no coração, em decorrência de menor intensificação simpática e maior retirada vagal (NEGRÃO et al, 2001).

No entanto, para que se alcance resultados efetivos, a atividade física deve ser avaliada e prescrita em termos de intensidade, freqüência, duração, modo e progressão. A escolha do tipo de atividade física deverá ser orientada de acordo com as preferências individuais, respeitando as limitações impostas pela idade, evitando principalmente o estresse ortopédico. Os exercícios resistidos de intensidade leve (40% a 60% da carga voluntária máxima), com um número maior de repetições também parecem ter efeito tanto na PA, quanto sobre o sistema osteomuscular, podendo, portanto, serem prescritos desde que estejam associados aos exercícios aeróbicos, onde estes devem fazer com que o indivíduo atinja os valores de FC adequados para promover realmente os benefícios propostos (POLLOCK et al, 2000). 

 De uma forma geral, a ação dos exercícios aeróbios e resistidos nos níveis tensionais ainda são objetos de estudo em todo o mundo. Só este fato já justifica a proposta deste trabalho, que é de verificar a incidência da atividade física programada e supervisionada (prescrita e acompanhada por profissionais habilitados) comparada com a atividade física convencional, tão amplamente divulgada pelas diretrizes médicas.

  1. OBJETIVO

O presente estudo tem como objetivo, através de uma pesquisa de campo, verificar se há nas academias e nos projetos sociais da terceira idade, no município de Presidente Epitácio, profissionais qualificados capazes de reconhecerem a importância da atividade física na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial, realizando programas de exercícios específicos para a manutenção de uma pressão arterial adequada.

  1. METODOLOGIA

No presente estudo foram visitadas 3 academias particulares e 2 projetos sociais, no município de Presidente Epitácio, estado de São Paulo.

        Em relação aos participantes, em todas as academias visitadas, os alunos eram da faixa etária de 30 a 40 anos, e treinavam individualmente. Já nos projetos sociais, as aulas eram ministradas em grupo, com um número de participantes que variavam entre 10 a 20 alunos, na faixa etária de 60 a 70 anos, sendo que ambos realizavam um programa de exercícios elaborados por um profissional de Educação física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (110.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com