TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Betti - Contribuição para a Educação Física

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

BETTI

Em nosso cotidiano vivenciamos a explosão de novas tecnologias a todo o momento e como consequência um grande número de mídias fornecendo inúmeras informações de assuntos diversos. Informações essas que chegam a um grande número de pessoas, principalmente as crianças e adolescentes que são telespectadores assíduos. A atração dos jovens pelas mídias e maior pelo fato de estarem em uma fase de formação física e metal, sendo facilmente influenciadas. Segundo Betti (2003), as escolas deveriam considera a possibilidade de inserir produções de mídia como estratégia no desenvolvimento do conteúdo, principalmente nas de Educação Física, pois seria um facilitador nas aulas, pelo fato das mídias fazerem parte do cotidiano dos alunos, tornado as aulas mais divertidas e proveitosas, favorecendo a aprendizagem.

Os educadores deveriam exercer um papel de mediador entre a mídia e os alunos, fazendo com que os alunos passem a refletir sobre as informações, tornado pensadores críticos. Para Betti (2003), deve expor as necessidades e estabelecer um diálogo entre a escola/educação física e as mídias, a partir de uma articulação pedagógica entre vivência corporal/conhecimento/reflexão, na perspectiva da cultura corporal de movimento.

A tamanha importância da mídia ambiente escolar e principalmente nas aulas de Educação Física se dar pelo fato da mídia alcançar todos os locais e classes sociais, tornado os esportes conhecidos e admirados. De modo que a integração mencionada, considerando o aluno em sua totalidade e que o consumo de informações e imagens provenientes das mídias, faz parte desta cultura corporal de movimento contemporânea e representa seu discurso e a partir deste entendimento, decifrar os sentidos nele presentes e refletir criticamente sobre as repercussões na Educação Física.

Segundo Betti (2003), a Educação Física não é simplesmente uma disciplina, pois também propicia como os outros componentes curriculares. Leva o aluno a descobrir motivos e sentidos nas práticas corporais, favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas para com elas, levar à aprendizagem de comportamentos adequados à sua prática, levar ao conhecimento, compreensão e análise de seu intelecto os dados científicos e filosóficos relacionados à cultura corporal de movimento, dirigir sua vontade e sua emoção para a prática e a apreciação do corpo em movimento.

Betti (2003) mostra a decisiva influência das mídias em especial à televisão, no direcionamento de tendências da cultura corporal de movimento, com importantes repercussões para a Educação Física, entendida esta tanto como área de conhecimento como de intervenção profissional. São essas tendências:

  • Novas esportivizações: elemento que tende a assimilar diversas formas da cultura corporal de movimento ao modelo do esporte espetáculo.
  • Progressivo distanciamento do esporte telespetáculo das demais formas da cultura esportiva, afastamento este provocado pelas mídias e pelas grandes corporações econômicas, as quais, cada vez mais o esporte telespetáculo do esporte praticado em contextos de lazer, educação e saúde.
  • “Confundimento” ou “entrelaçamento” entre os modelos de estética corporal e o modelo do fitness (saúde/aptidão física); a vinculação valorativa do exercício físico à saúde e beleza.

O que se deve fazer é examinar as possibilidades de usar as mídias a nosso favor do conhecimento, pela sua capacidade de sintetizar informações, de atrair a atenção, de seduzir pelas imagens, e, ao mesmo tempo, investir na formação do leitor/telespectador crítico, que compreenda os mecanismos de funcionamento e a linguagem das mídias, dotando-o de ferramentas para a interpretação mais aprofundada e contextualizada do que vê, ouve e lê nas mídias. Na Educação Física escolar, por exemplo, já há suficiente fundamentação teórica e experiências concretas de uso de matérias televisivas como ferramenta metodológica no contexto de programas de Educação Física (BETTI, 2003).

CONTRIBUIÇÃO:

Betti construiu um novo olhar dos educadores para com as mídias, quebrando barreira e o preconceito. Inserindo nas aulas diversos tipos de mídias, que aproximou o conteúdo das aulas com o cotidiano dos alunos, utilizando com um facilitador de aprendizagem, tornando-as mais leves e divertidas.  

PROJETO:

Proposta do Projeto: Fazer uma analise critica refletiva critica sobre o filme, levando em contas os seguintes lemas: formação do caráter, desenvolvimento da coordenação motora e os benefícios do esporte para a vida.

Cenário a ser aplicado o Projeto: Turma 7° ano do Colégio Estadual Fagundes Varela.

Instrumentos a serem utilizados:

  • Sala de aula;
  • Televisão;
  • Aparelho de DVD;
  • Filme (Um Sonho Possível).

Execução do Projeto:

Propor para os alunos do 7° ano do Colégio Estadual Fagundes Varela que assistam ao filme e depois fazer uma analise critica refletiva em forma de uma redação dissertativa.

 

GALLAHUE E OZMUN

As habilidades esportivas é algo que pode ser desenvolvido e aprimorado ao longo da vida. Segundo Gallahue e Ozmun (2001), para chegar ao domínio de habilidades desportivas, é necessário um longo processo, onde as experiências com habilidades básicas são de fundamental importância.

Na Educação Física o aluno além de desenvolver as habilidades motoras também desenvolve a área cognitiva e afetiva, apesar de serem áreas diferentes o processo desenvolvimentista total está intrinsecamente inter-relacionado. Segundo (Gallahue; Ozmun, 2001), o desenvolvimento motor não deve ser considerada como secundária em relação a outras áreas do desenvolvimento. O processo do desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor, do bebê ao adulto, é um processo permanente de aprender a mover-se eficientemente, em reação ao que se enfrenta diariamente em um mundo em constante modificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com