TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Joseph Pilates

Por:   •  27/5/2016  •  Resenha  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 4

Pilates

Joseph Pilates nasceu em 1880, nos arredores de Dusseldorf, na Alemanha. Desde criança sofria com raquitismo, febre reumática, e asma.

Para superar sua debilidade física decidiu se dedicar a esportes como ginástica, esqui, boxe e luta romana.

Ao longo do tempo começou a se interessar pela fisiologia humana, em especial a musculatura corporal. Estudou diversas formas de se exercitar, tanto ocidentais como orientais.
Usou a combinação de diversas técnicas para mais tarde formular seu método, que no início ele chamou de ‘’CONTROLOGY’’

Em 1912 mudou-se para a Inglaterra, onde exerceu várias atividades: lutador de boxe, performer em circo e instrutor de auto defesa. Quando explodiu a primeira guerra mundial (1914-1918), Pilates, por ser alemão, foi confinado em um campo de prisioneiros, com outros compatriotas. Nesse período ele desenvolveu exercícios para manter a si e seus companheiros saudáveis. Usou as camas e outros artefatos para construir protótipos de aparelhos que são usados até hoje nos estúdios. Anos depois, Pilates atribuiu á esses exercícios a sobrevivência no campo de prisioneiros à epidemia de 1918, que matou milhares de ingleses.

Pós guerra voltou para a Alemanha e continuou a desenvolver seu método, que chamou a atenção, em primeiro lugar, de membros do mundo da dança. Mas quando foi chamado para treinar a nova polícia da Alemanha, com seu método, Pilates resolveu sair do país e escolheu os EUA para viver. Em 1926, no navio, indo para Nova Iorque, conheceu a enfermeira Clara, com quem acabou casando.
Abriram um estúdio fitness, o qual veio a ser instalado no mesmo prédio do New York City Ballet.
Na América o método continuou atraindo bailarinos , por complementar o treinamento tradicional praticado por eles. Mas também caiu no gosto de atores, atrizes, atletas, socialites e pessoas comuns, todos querendo praticar o único método que fortalece o corpo, sem deixá-lo excessivamente musculoso.

Já na época ele acreditava que o estilo de vida moderno levava ao estresse e com isso abria oportunidade para doenças. O telefone, o trânsito, a pressão econômica e a poluição, combinados, criaram condições para doenças físicas e mentais. O que, hoje, está totalmente comprovado.


Princípios do Pilates

Com o objetivo de alcançar a conexão mente-corpo, os componentes principais para todos exercícios de trabalho no solo são:

  1. Controle
  2. Centro
  3. Concentração
  4. Precisão
  5. Fluidez dos movimentos
  6. Respiração
  7. Alinhamento
  8. Coordenação
  9. Resistência
  10. Alongamento.


                   

                     Equilíbrio Muscular

O equilíbrio muscular é determinado como a relação entre o tônus ou a força e o comprimento dos músculos em torno de uma articulação. Os músculos podem ser classificados em dois tipos básicos: aqueles que estabilizam uma articulação e aqueles que são responsáveis pelo movimento (estabilizadores e mobilizadores).

OBS:   O fortalecimento da musculatura do tronco é também mencionado na indústria fitness como força central (core), no pilates é ilustrada como o termo ‘’centro de força’’.

Avaliação da postura e do movimento

POSTURA:

É a posição na qual você mantém seu corpo contra a gravidade enquanto está em pé, sentado ou deitado. A boa postura implica treinar o corpo para ficar em pé, andar, sentar e deitar em posições que gerem a menor tensão possível nos músculos de suporte e nos ligamentos, seja durante o movimento ou nas atividades de suporte de peso. A postura correta inclui manter os ossos e articulações no alinhamento ideal, de forma que os músculos sejam usados apropriadamente, o que ajuda a evitar que a coluna se fixe em posições anormais.

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação postural é crucial como ponto de início para criar um programa de pilates abrangente. O processo de avaliação pode adotar uma das seguintes abordagens:

1 – Estática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com