TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário Claretiano

Educação Física Bacharelado

WAGNA VARGAS SAVIETTO  RA: 11147452

RECREAÇÃO E LAZER

BRAGANÇA PAULISTA

2014

WAGNA VARGAS SAVIETTO  RA: 11147452

RECREAÇÃO E LAZER

Dissertação apresentada ao curso de Educação Física Bacharelado, do Centro Universitário Claretiano. Área de concentração: Educação Física. Orientação: Servio Antonio Bucioli.

BRAGANÇA PAULISTA

2014

O termo “pão e circo” é a maneira popular de se dizer ”pão e jogos circenses”, do latim panis et circenses, uma forma política dos romanos antigos de ministrar comida e diversão ao povo, com o pretexto de ocultar o descontentamento com os governantes. Eram feitos combates entre gladiadores nos anfiteatros, que muitas vezes iam até a morte e o pão era distribuído de graça para a população.

Os séculos se passaram, trazendo mais educação e novas tecnologias, mas essa forma de “entreter” não mudou muito e ainda é eficiente para distrair nossa sociedade atualmente. A falta de interesse em acompanhar a política aumenta a corrupção, fazendo com que milhões de reais sejam desviados de cofres públicos para os próprios políticos e para lugares onde não será tão importante investir tanto dinheiro e não será útil em longo prazo, como saúde, educação, segurança, cultura e outras áreas deficientes de recursos. 2014 será um ano de grande exemplo de “pão e circo”. Os impostos são altíssimos, o desemprego não pára de crescer, ainda há analfabetismo, mas o governo está gastando bilhões para a Copa do Mundo, em construções de novos estádios, reformas de outros, melhoria na infra-estrutura de aeroportos, hotéis e turismo. Assim como o carnaval, o futebol é a grande paixão do brasileiro e está sendo usado como distração (ainda que temporariamente) para nos fazer esquecer o quanto nosso país precisa melhorar.

Em 2016 sediará as Olimpíadas e Paraolimpíadas, que também servirá para mais desvios e obras desnecessárias, ou seja, mais entretenimento para não lembrar que não teremos outras formas de lazer ao não ser esporte e carnaval e que nossos governantes estão corrompendo cada vez mais os valores da sociedade.

O lazer no Brasil está muito longe de ser o que seria digno e justo. A livre vontade para se divertir, descansar, recrear, é um direito que todos possuem e precisa ser feita sem manipulações, desvios, que seja permitido refletir, escolher.

Fontes: BRASIL Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lazer Acessado em: 7 mar. 2014

 BRASIL. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Panem_et_circenses  Acessado em: 7 mar. 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com