TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 2]

[pic 3]

Ana Paula Dias Gomes

     

Obesidade na adolescência

[pic 4][pic 5]

Dourados

2018

Tema

Obesidade na adolescência

De acordo com avaliação de dados, nas ultimas décadas houve um aumento significativo da obesidade em crianças e adolescentes, a obesidade que antes era uma doença mais observada em adultos hoje vem afetando também as crianças e jovem. Estima se que atualmente há um milhão e meio de jovens que são obesos com a maior predominância no sexo feminino E os casos de obesidade só vêm aumentando não apenas nos países de alto nível mais também em países em desenvolvimento como o Brasil. O excesso de peso predispõe o adolescente às diversas complicações fisiológicas e psicossociais (MCARDLE et alli, 2002) e por isso a profilaxia desse problema deve ser realizada ainda na adolescência, por meio da reeducação alimentar e prática de atividade física. A reeducação alimentar refere-se à aprendizagem de conceitos básicos de nutrição como a quantidade e qualidade dos alimentos ideais para cada refeição. E a atividade física pode propiciar benefícios na qualidade de vida do adolescente orgânicos e psicossociais como a redução da gordura corporal sem interferência no metabolismo basal (GUERRA et al, 2001).

Delimitação do tema

Fatores como o aumento da tecnologia, o uso de aparelhos de televisão, videogames, computadores e celulares, vêm transformando a vida dos jovens os tornando sedentários, e isso têm contribuindo muito para o aumento da obesidade. Também nas ultimas décadas ouve uma mudança nos padrões alimentares, aumentando o consumo de açucares simples e alimentos industrializados, e diminuição da ingestão de frutas e hortaliças estão ligados diretamente ao aumento de peso na adolescência.

Através desses dados concluímos que as variáveis, sedentarismos associados a mudanças nos hábitos alimentares estão provocando o aumento da obesidade e atividades físicas e mudança no padrão alimentar devem ser priorizados nas intervenções voltadas para prevenção de obesidade entre adolescentes.

Objetivos gerais

A ideia principal desse trabalho foi colocar em pauta os principais fatores determinantes do sobrepeso e obesidade na adolescência. Usando como base uma avaliação critica sobre o assunto. Para essa avaliação consultamos as principais bases de dados nacionais como Scielo.

Objetivos específicos

A obesidade é causada pela interação de fatores genéticos e ambientais, exemplo uma pessoa que tem pais obesos tem uma boa chance de ser obeso também. E os fatores ambientais são sedentarismo, maus hábitos alimentares como ingestão excessiva de açucares, alimentos industrializados, e também em pouquíssimos casos a obesidade é causada por outra doença como: endócrinas, tumores, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com