TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ATLETISMO

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  3.228 Visualizações

Página 1 de 6

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ATLETISMO

 Foi na Grécia Antiga, na época em que se realizavam os primeiros Jogos Olímpicos que o atletismo atingiu todo o seu esplendor.

    Os gregos eram um povo que considerava a prática de atividades física tão importante para o desenvolvimento harmônico e integral do homem quanto às ciências e as artes.

    Porém, durante o período em que a Grécia caiu sob dominação do Império Romano, os Jogos Olímpicos tornaram-se cruéis e sanguinários até que, no ano de 394 a.C. o imperador Teodósio II aboliu as competições em todo o território do Império. Depois disso, o atletismo foi quase abandonado.

  É uma das primeiras modalidades esportivas que se pratica, pois se baseia nos movimentos naturais como saltar, correr, e arremessar. Praticado desde o início de nossa civilização, originou-se da necessidade de treinar guerreiros.

       A palavra atletismo derivado do grego Athlon que significa combate. As principais provas atléticas são as corridas, os saltos, e os arremessos. A corrida é a prova atlética realizada dentro de uma pista. Por isso pode ser classificada como prova de pista. O salto e o arremesso são realizados dentro de um campo. Por isso podem ser chamados de prova de campo.

    Em 1790, os ingleses organizaram as primeiras competições atléticas para amadores, estabelecendo, também, as primeiras regras para esse esporte. Da Inglaterra, o gosto pelo atletismo foi se tornando popular por toda a Europa. E, assim, ele chegou até os Estados Unidos, onde, em 1865, surgiu a Associação Atlética de Nova York.

    No Brasil, o atletismo foi introduzido em 1910, mas popularizou-se somente a partir de 1940. Desde essa época muitos atletas brasileiros, como Adhemar Ferreira da Silva, José Telles da Conceição, Deise Jurdelina de Castro, João Carlos de Oliveira, Joaquim Cruz, Odete Valentino Domingos, Robson Caetano, Zequinha Barbosa e Maurrem Higa Maggi, conseguiram destaque em competições internacionais.

   Atualmente, o atletismo é praticado em todo o mundo e dia a os recordes vão sendo superados.

CORRIDAS RASAS OU DE VELOCIDADE

HOMENS:

  • 100 METROS RASOS
  • 200 METROS RASOS
  • 400 METROS RASOS

MULHERES:

  • 100 METROS RASOS
  • 200 METROS RASOS
  • 400 METROS RASOS

OS TIPOS DE PROVAS DE CORRIDA NO ATLETISMO

  •    100 m rasos: é a prova mais nobre do atletismo, que premia o homem e a mulher mais rápidos (a) do mundo. Nela, oito competidores correm 100 m em linha reta e vence quem chegar primeiro.
  • 200 m rasos: segue a mesma linha dos 100 m, mas com o dobro da distância. A largada acontece na curva da pista, com os atletas posicionados em marcas que não ficam exatamente umas ao lado das outras, para que o competidor que largue na parte interna da pista não saia com vantagem.
  •     400 m rasos: corresponde a uma volta inteira na pista de atletismo. A largada se dá no mesmo estilo dos 200 m rasos.

Nas corridas de velocidade ou de curta duração utiliza-se uma intensidade de esforço máxima num curto intervalo de tempo. Ainda conta-se com três técnicas que se dividem em três fases cada fase com sua particularidade.

FASES DA CORRIDA DE VELOCIDADE

  • A saída ou partida
  • O Desenvolvimento
  • A chegada

A saída

Essa fase em especial deve ser bem executada pois tratasse do inicio podendo dar oportunidade ao corredor de vitória .A saída pode ser classificadas em três tipos :

Saída curta grupada

Ocorre quando a ponta do pé e traz é colocada na direção do calcanhar do pé que esta fazendo apoio no suporte da frente, quadril coloca-se elevado a um ponto superior ao nível da cabeça, portanto bem alto. Em termos de medidas o apoio da frente está situado a 48 cm da linha de partida e o de trás a 73 cm.

Saída media

É intermediaria entre as outras duas a curta e longa ,na qual o joelho  da perna de trás e colocada na ponta do pé que esta no apoio anterior .Neste caso o quadril não se eleva como na saída curta ,ficando quase na linha da cabeça .Em termos de medidas vemos que o suporte de apoio anterior é de 38 cm atrás da linha de partida e a de trás a 85 cm .

Saída longa

Na saída longa a separação entre os suporte para apoio dos pés no bloco de partida  é maior que nos tipos anteriores ,o joelhos da perna de trás fica mais ou menos atrás do calcanhar do pé da frente e os quadris um ponto pouco abaixo do nível da cabeça. Em termos de medidas que são utilizadas é de 33cm para apoio anterior, em relação á linha da partida,103 cm para o posterior .A distancia entre dois apoios, 70 cm ai se justifica o nome desta saída .

As suas marcas

Isso significa que cada corredor deve  colocar-se em posição sobre os blocos de partida, fixando primeiro o pé da frente e apoiando o corredor sobre as mãos , colocadas além da linha da partida, as mãos separadas a uma distancia igual a dos ombros ,nas pontas dos dedos formando a letra U virada para baixo .Nesta forma o corredor deve aguardar em posição imóvel até o comando do juiz. O juiz dirá Prontos  e o corredor deve elevar o quadril rapidamente, de forma a elevar os joelhos, que esta em contato com o solo ao mesmo tempo que projeta os ombros um pouco a frente da linha de partida ,tomando essa posição o corredor deve manter-se estático aguardando o tiro de partida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com