TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DOS EXERCÍCIOS FUNCIONAIS PARA O IDOSO

Por:   •  26/2/2020  •  Artigo  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

        AS         CONTRIBUIÇÕES DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA O IDOSO

LUCIANO CARLOS DE OLIVEIRA

ROMERO JOSÉ CARVALHO DE MORAES FILHO

E-MAIL: luciano.oliveirast@outlook.com

E-MAIL: romero1999.sport@gamil.com 

Orientador (a): Prof ª MARCELO

INTRODUÇÃO: O aumento populacional de idosos é um fenômeno universal que ocasiona mudanças na pirâmide etária. E de acordo com a Organização Mundial a Saúde (OMS) 07/06/2018, no Brasil o numero de pessoas com idade superior a 60 anos chegara a 2 bilhões de pessoas ate 2050; isso representará um quinto da população mundial. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, já tinha a quinta maior população idosa do mundo, e, em 2030, o numero de idosos no Brasil ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.

        Diante destes dados, o governo precisa pensar e planejar politicas públicas que possam atender de forma adequada e eficaz essa numerosa parcela da população.

        Com o desenvolvimento tecnológico e os avanços da medicina com relação a saúde, vem contribuindo para o progresso das produções cientificas na área da atividade física o Brasil.

        O envelhecimento, é um processo genético, gradual e irreversível, que envolve alterações estruturais funcionais inerentes a todos os seres vivos, provocando perda de capacidade adaptativa, aumentando assim sua suscetibilidade à doenças crônicas não transmissíveis, como disfunções osteomusculares e metabólicas, ocasionando prejuízos na funcionalidade e na qualidade de vida.

        O envolvimento de idosos com programas regulares de exercício físico que estimulem o sistema neuromuscular pode atenuar os declínios funcionais associados ao envelhecimento e contribuir para uma vida mais saudável e independente. A criação de programas de treinamento para o sistema neuromuscular tem sido baseada na funcionalidade, quase sempre com o uso de exercícios e movimentos considerado funcional para suprir as necessidades especificas da vida diária do idoso. Esse conceito de treinamento é, atualmente, denominado Treinamento Funcional (TF).

        O TF é um método sistematizado de exercícios que tem a finalidade a melhoria do sistema psicobiologico. Os exercícios do Treinamento Funcional (TF) apresentam propósitos específicos, geralmente reproduzindo ações motoras que serão utilizadas pelo praticante em seu cotidiano. Isso porque ele trabalha todas as valências físicas de forma equilibrada  como, por exemplo:

EQUILIBRIO;

FORÇA;

FLEXIBILIDADE;

RESISTÊNCIA;

COORDENAÇÃO;

VELOCIDADE.

        Verificamos que tanto o treinamento de força quanto o TF proporcionam excelentes condições de desenvolver um bom trabalho com idosos e diminuir os efeitos deletérios do envelhecimento, minimizando as quedas e auxiliando na independência funcional de idosos em suas atividades da vida diária. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é a área do Treinamento Funcional voltado para melhoria da capacidade psicobiologica de idosos.     METODOLOGIA: Este estudo visa realizar uma avaliação critica no que diz respeito ao envelhecimento e do Treinamento Funcional (TF) em sua relação para contribuição para o aumento ou manutenção da funcionalidade do idoso. Este trabalho busca dar uma maior ênfase e aprofundamento sobre o assunto provando a importância do mesmo. Esta pesquisa foi feita através da internet e literaturas (livros, revistas, artigos, teses), e em sites atualizados e dos sites Scielo, Scopus e portalbiocursos e do google acadêmico. Organização do material selecionado, a fim de verificar as informações, para se possa estabelecer uma relação entre as informações obtidas e analisar a veracidade das informações. CONCLUSÃO: O TF se tornou uma excelente ferramenta de trabalho para os Profissionais de Educação Física minimizarem acidentes no cotidiano do idoso, aumentando seus níveis de equilíbrio, coordenação motora e propriocepção, níveis estes, ainda mais estimulados que o próprio treinamento de força se trabalhado de forma correta. A necessidade de mais estudos nesta área do TF é necessária para nós Profissionais de Educação Física termos mais evidência cientifica quanto aos exercícios propostos neste tipo de treinamento. A população idosa com maioria no nosso País merece respeito, dignidade e novas oportunidades para uma vida melhor e menos dependente. Assim, a missão de podermos trabalhar com esse público não é somente um direito dado aos Profissionais de Educação Física, mais um dever para com a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com