TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO APLICADOS À EDUCAÇÃO

Por:   •  9/12/2016  •  Dissertação  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - 2/A Ead

Disciplina: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA - 80h Turma 03 092016

Tutor: Juliana B. J. Campos

Aluno (a): Pedro Vasconcelos Da Cruz

RGM: 16384342                                                           Data de entrega:19/09/16

Polo: UNIVERSIDADE CRUZEIRA DO SUL (CAMPUS SÃO MIGUEL) – SP

Pronto, agora você já está preparado para responder à seguinte situação problema: Você, professor de educação física de uma turma do 5º ano (alunos com idade entre 10 e 11 anos) em uma escola que incentiva que haja uma avaliação de massa corporal e estatura no início do ano letivo com as crianças. Você realiza tal avaliação e identifica uma menina de 10 anos com 1 metro e 55 centímetros de altura. Ao acessa a tabela pôndero-estatural, você identifica que a aluna encontra-se acima do percentil 97, ou seja, muito além da altura esperada para sua idade. Qual atitude você tomaria diante de tal fato? Indicaria a menina a fazer um raio-X? Você a levaria, imediatamente, a um médico de emergência? Chamaria a atenção dos pais para procurarem mais informações acerca desse assunto com um pediatra? Ou simplesmente ignoraria tal fato, seguindo normalmente com seu trabalho sem se importar?
Responda a situação problema, criando um texto de uma página, justificando sua resposta, vinculando-a aos conteúdos já estudados nessa unidade. Utilize letra ARIAL, tamanho 12 e espaçamento 1,5.

Neste caso temos duas nuances a serem abordadas: o real papel do profissional de Educação Física e o grau individual de desenvolvimento da criança. Uma vez que o percentil, apesar de elevado, possa parecer algo anormal de início, somente um exame e acompanhamento médico poderá constatar se há, de fato, um problema hormonal ou de crescimento elevado da garota.

Portanto, sob o dever de proteger a saúde da aluna e já detectar qualquer variação que possa ser maléfica no futuro, chamaria os responsáveis, mostraria que a garota está acima da altura normal para a idade dela, e sugeriria que levassem ao pediatra. Quanto aos procedimentos de Raio-X, entre outros, estes caberão ao papel do médico e não ao meu papel como profissional da Educação Física

Porém o médico verificaria se as placas epifisárias já estão calcificadas ou se ainda há muito a crescer após analise medica se a garota ainda estiver a crescer faria um programa de exercícios para melhorar a condição musculoesqueléticas para evitar que esse fique flácida e fracos para suportar o peso corporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com