TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha referente ao artigo intitulado: Crescimento e desenvolvimento aplicado à Educação Física e ao Esporte.

Por:   •  29/9/2018  •  Resenha  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 4

O artigo lido aborda a questão do desenvolvimento e crescimento em foco jovens em uma linha tênue a Educação Física busca aqui sintetizar e apresentar as idéias presentes no referido artigo e refletir sobre as mesmas. Desde quando nascemos estamos em constante transformação crescemos e nos desenvolvemos, esses dois termos citados embora tenham semelhanças, não são portadores do mesmo significado (conceitualmente), mas ambos são processos pertinentes a existência do ser humano, sendo, portanto interligados.

O crescimento é resultante do processual multiplicador e diferenciador celular que alteram o corpo mediante ao tempo (de criança a idade adulta). O desenvolvimento seria o processo de modificação e evolução no corpo humano onde o ápice é o aperfeiçoamento. Em suma o crescimento basea-se a extensão deste corpo, a quantidade que o mesmo cresce já o desenvolvimento além de estar englobado o crescimento quantitativo (físico e moral), releva-se o quantitativo a qualidade deste corpo ao atingir a maturidade, percebe-se que o desenvolver é mais complexo do que crescer.

Pensando a educação física em paralelo com a crescer e desenvolver, temos a ambivalência destes dois itens para maximizá-lo e trabalhar o individuo, onde relevando-se a forma do crescimento físico do tal verifica-se como se da o processo de desenvolvimento. O fato de se trabalhar na área da educação física oportuniza o contato com os jovens para a identificação do crescimento e as problemáticas de saúde que estão implicadas a esse processo.

Metodologicamente no âmbito da educação física e esporte a monitoração do crescimento é adotada (técnica de antropométrica), medida base deste método é a massa corporal, mas importante lembrar que trabalha com esse dado deve-se tomar cuidado com as variantes, ou seja, há diversas dimensões neste método de monitoração de crescimento o peso a altura corporal devem ser contestadas com valores representativos conforme as idades e sexo. A maturação biológica o processo evolutivo de nossa espécie, geralmente a maturação se mostra ao fim do crescimento ou próximo do fim, sendo diferente em cada individuo.

A relevância do processo de maturação é de suma importância , quando trabalhamos com o individuo devemos ter em mente que a idade cronológica às vezes diverge da idade biológica ,sendo que uma idade indica o tempo que este indivíduo vive a outra idade indica a maturação deste individuo, sendo esta idade não é ta simples quanto a cronológica ,como profissionais na área da educação física devemos estar cientes das complexidades e variantes do corpo nas primeiras décadas de vida diante da maturação biológica e como se da a formação e estruturação do individuo em evidencia.

Retomando a idade cronológica é simples, pois contamo-la com o tempo (calendário), onde conforme fazemos aniversário a idade cronológica é acrescida,este tempo contabilizado é marcado por etapas como a vida pré natal ,a primeira infância a infância ,adolescência ,idade adulta ,meia idade e idade terciária esses processos marcam o nascimento até a velhice e morte .a idade biológica diz respeito da maturação ,ela varia mas normalmente se aproxima da idade cronológica ,mas a complexidade da contagem desta idade em especial se d;a devido suas variações nos fatores de crescimento nos âmbitos bioquímicos ,fisiológicos e anatômicos do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com