TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRONOGRAMA AULA DE HANDEBOL

Por:   •  10/4/2019  •  Abstract  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

Prezados alunos, nesta tarefa, após realizarem a leitura do artigo sobre a organização do trabalho pedagógico no Handebol, vocês devem criar um plano de ensino tendo como tema o Handebol, onde este deve conter 4 blocos de atividades, utilizando-se do modelo sugerido pelos autores do artigo como referência. Atentem-se para a criação dos blocos, que devem ser de autoria própria, sem cópias de outros trabalhos acadêmicos já existentes, utilizando-se do conhecimento adquirido durante a disciplina e do material disponibilizado. Cada bloco deve conter as mesmas informações do artigo utilizado como referência. O trabalho deve ser redigido com Fonte Arial ou Times, tamanho 12, espaço entre as linha de 1,5. Bom trabalho a todos! 

BLOCO 01

Iniciação do Handebol

Diferença entre o handebol e o futebol e as características do handebol

Objetivos: Conhecer as características do handebol e disseminar sua comparação com o futebol

Local: Sala de aula, quadra/campo

Material: Video/Datashow, quadro negro, giz

Número de aula: 1

Sequência didática: Apresentar algumas características iniciais do handebol, como o passe com a mão, as diversas formas de estratégicas de jogos, quantos jogadores participam do jogo, medição da quadra e bolas e algumas regras como no caso da suspensão de 2 minutos; logo após apresenta-se um vídeo de no máximo 10min (https://www.youtube.com/watch?v=jBNMPxQzMxc ) para poderem ver como funciona o jogo em si.

Após o vídeo será dada uma tarefa para os alunos que podem realiza-la em quarteto, respondendo perguntas como: Quais as principais características do handebol? Qual a diferença entre handebol e futebol? Quantos jogadores participam de uma partida de futebol? Ao cometer uma falta leve o jogador é expulso ou levará uma suspensão de 2min? Explique.; Ao termino um aluno deve passar seu questionário para o outro corrigir.

BLOCO 02

Passe e recepção

Objetivo: Desenvolver o domínio do manejo do corpo e da bola

Local: Quadra/Campo

Material: Bolas, cones, apito

Número de aula: 1

Sequência didática: Após a aula anterior onde puderam ter o conhecimento inicial sobre o handebol chegou a hora de praticar um pouco; Apresentar conceitos e mostrar alguns lances com o manejo do corpo e da bola para se realizar um bom passe e obter uma boa recepção durante a aula; -5min- fazer uma série de alongamentos dos membros superiores e inferiores e aquecimento ( corrida pela quadra, corridas laterais sem encostar no outro colega); -15min-  Dividir a turma em grupo com três alunos cada e começar praticando pelo passe em pronação – como o passe está ligado a recepção- o aluno que for receber a bola tem que mostrar as mãos para o outro aluno que irá efetuar o passe para não haver o perigo da bola cair, em seguida irão realizar o passe de ombro, passe frontal e passe em suspensão, a recepção por sua vez deve ser trabalhada em Alta, média e baixa; -15min- Após essa série de exercícios vamos enfileirar a turma em duas colunas onde cada aluno terá como objetivo desviar dos cones chegar até o final e passar a bola para o professor; -5min- No tempo final, faremos uma observação do rendimento da aula e da pratica dos exercícios, e como um para casa cada aluno deverá trazer para próxima aula um texto falando sobre o Arremesso, Passe e recepção, tentando relacionar um ao outro.

BLOCO 03

Arremesso e drible

Objetivo: Relacionar o passe e a recepção com o arremesso, trabalhar a cognição de cada aluno para o drible

Local: Quadra/Campo

Material: cone, apito, corda e bolas

Número de aula: 1

Sequência didática: Nesse bloco serão realizados atividades para desenvolver a percepção e habilidades técnicas do aluno.

-15min- Como na aula anterior dividir a turma em grupos de quatro um dos componentes começara quicando a bola com uma das mãos e realizará o passe para o outro aluno (somente três quiques cada mão) utilizando assim das técnicas da aula anterior (passe e recepção); -5min- Tirar as duvidas dos alunos sobre a diferença entre passe e arremesso e mostrar 2 técnicas que serão realizadas;  -20min- Irá se forma duas filas com os alunos onde eles deverão correr quicando a bola indo com uma mão e voltando com a outra mão, depois de todos os alunos terem feito essa técnica eles irão novamente correr  entre os cones porém no final irão arremessar ao gol utilizando de 2 tipos de arremesso ( Parado e suspensão); -10min-  Esses minutos finais servirão para tirar todas as duvidas ainda existentes sobre o que foi ensinado e praticado pois a próxima aula será um jogo onde deveremos extrair todos os ensinamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com