TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Handebol

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome do/a aluno/a: Maria Eduarda Peixoto

Escola: E.M Doutor Tertuliano Meirelles

Turma: Ensino Fundamental I - 5º ano

Idade: 10 anos

PLANO DE AULA

Tema: Iniciação ao Handebol

Objetivo Geral: Vivenciar o Handebol de forma lúdica, utilizando  atividades alternativas.

Desenvolvimento da aula:

Aquecimento (15 minutos): “Caça aos pintinhos”

A turma é dividida em grupos de quantidades iguais. Forma-se uma fila com uma criança de frente para ela (o gavião). A primeira pessoa da fila será a galinha e tem a função de proteger seus pintinhos do gavião, usando os braços abertos. Os pintinhos deverão fugir do gavião desviando o corpo, porém não poderão soltar a cintura do amigo. Quando o gavião conseguir tocar um pintinho há uma mudança de posição. Isso se repete até que todos os alunos tenham passado por todas as posições.

Atividade 1: “Arremesso parado”

O professor deverá dispor todos os jogadores parados e espalhados atrás da linha de seis metros, de frente para o gol e sem goleiro. Um aluno de cada vez deve arremessar a bola para o gol. Pode-se variar, e determinar o local para a realização do arremesso (exemplo: ângulo inferior esquerdo). O pé de apoio deve estar no chão e deve ser contrário ao braço de arremesso. Importante alternar os braços.

Atividade 2: “Empunhadura individual”

Os alunos ficarão livres pela quadra, com a bola na mão. O professor irá orientar para que segurem a bola de forma correta, onde a superfície de contato é realizada pela superfície dos dedos e pela face palmar média da mão. Em seguida, os alunos deverão passar a bola de uma mão para a outra, sem que esta bola escape. Já em duplas, os alunos espalhados pela quadra andarão quicando a bola um para o outro com mudanças de direções constantes.

Atividade 3: “Hand Futebol”

O professor dividirá a turma em dois grupos. Os grupos se posicionarão na área de jogo, definindo um participante para o gol. Os alunos trocarão passes com as mãos (pensando na empunhadura correta) entre sua equipe, mas só podendo realizar o gol com os pés ou com a cabeça, concluindo o lançamento.

Volta à calma:

Os alunos se reúnem novamente no centro da quadra, formam um círculo e o professor conclui a aula  fazendo um simples alongamento para relaxar a musculatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com