TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Handebol

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Esporte Coletivo II

Professor: Flávio Ricardo Guilherme

Alunos: Eduardo Soares e Éverton Ribeiro

Data:  30/10/2017

Local: Unespar Campus de Paranavaí

Turma/Faixa Etária: 16 anos

Tema da Aula (Fundamentos):  Passe, drible, arremesso e jogos situacionais.

Duração da aula: 40 À 45 minutos

PLANO DE AULA

 1. OBJETIVO GERAL

Trabalhar os fundamentos do Esporte Coletivo Handebol por meio de atividades lúdicas e jogos situacionais.

2. ESTRUTURA DA AULA

2.1 PARTE INICIAL

Objetivo Específico

Promover o aumento da temperatura corporal.

Familiarizar os alunos com o passe de ombro e o passe parabólico.

Atividades

Será desenvolvida a Atividade “Caçadores” onde será escolhido três alunos para serem os caçadores e o restante dos alunos serão as presas. Haverá uma bola que ficará com os caçadores onde os mesmos terão que queimar as presas com ela. Para a pessoa ser queimada o caçador deve encostar a bola em qualquer parte do corpo dela, mas não podendo ser arremessada no corpo da presa. Após ser queimado a presa se torna um caçador. O caçador quando estiver com a posse de bola não pode se locomover pela quadra, quando estiver sem a posse de bola pode se locomover pela quadra toda, em busca de ficar perto dos outros para receber a bola e queima-los. Para passar a bola para o outro caçador, só poderá ser utilizado o passe de ombro e o passe parabólico. A atividade se encerra, quando todas as presas ser tornarem caçadores.

2.2 PARTE CENTRAL

Objetivo Específico

  • Aprimorar a velocidade de deslocamento com a posse de bola usando o drible;
  • Desenvolver a agilidade para realizar o roubo de bola;
  • Desenvolver a capacidade de prever as jogadas;
  • Desenvolver a precisão do arremesso;
  • Trabalhar atividades que desenvolvam as capacidades táticas e técnicas do handebol.

Atividades

Atividade 1: Nesta primeira atividade a sala será dividida em duplas, onde deverão posicionar na linha central da quadra, um de frente para o outro, ou seja, um integrante da dupla deverá ficar no lado direito e o outro integrante do lado esquerdo. Cada dupla ficará com uma bola. Os dois deverão exercer uma pressão sobre a bola com uma das mãos, ou seja, a dupla irá segurar a bola ao mesmo tempo, de forma que a outra mão fique livre parar jogar o jo-ken-pô, a pessoa que ganhar ficará com a posse de bola e deverá se deslocar com velocidade em direção a baliza (gol) do seu próprio lado da quadra realizando o fundamento drible, de modo que possa realizar o arremesso em direção ao alvo que estará no gol. Já a pessoa que perder irá correr atrás do integrante que está com a posse de bola, tendo como objetivo roubar a bola antes que o indivíduo execute o arremesso. A atividade será realizará uma dupla de cada vez. Após alguém da dupla arremessar ou roubar a bola, a próxima dupla já pode começar.

Atividade 2: A atividade será iniciada dividindo a sala em grupos de 6 pessoas, em cada grupo terá duas equipes de 3 pessoas cada, uma sendo chamada de equipe ofensiva e a outra de equipe defensiva. Será delimitado na quadra o espaço para as equipes, a equipe defensiva ficará postada entre dois cones e de frente estará a equipe ofensiva podendo usar o restante do espaço delimitado. A equipe ofensiva deverá realizar passes entre seus integrantes, os passes que poderão ser usados serão: o passe de ombro, o passe quicado e o passe parabólico, mas, não podendo realizar o mesmo passe que o seu companheiro usou para passar a bola, ou seja, se o seu companheiro usou o passe quicado para lhe passar a bola, você não poderá usar o mesmo para passar ao outro companheiro, deverá usar ou o passe de ombro ou o passe parabólico. A equipe deverá realizar no mínimo 5 passes para poder infiltrar a defesa, ou seja, transpor a linha da equipe defensiva sem forçar a passagem, sendo assim deve utilizar o ritmo de bola para abrir espaços entre a defesa. Já a equipe defensiva após perceber que a outra equipe realizou os 5 passes terá o objetivo de impedir que a equipe adversária passe pela linha defensiva e o objetivo de interceptar a bola, assim fazendo a antecipação da jogada. Após um tempo as equipes irão trocar de lugar, para todos vivenciarem as posições ofensivas e defensivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (96.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com