TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão aprendizagem

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  2.999 Visualizações

Página 1 de 3

CONCLUSÃO

Aprendemos, ao final deste trabalho, que o A Psicologia da educação é a ciência que estuda diversos aspectos do comportamento humano.  

Nessa área educacional são amplamente utilizadas as teorias do desenvolvimento a fim de compreender as diferentes fases da vida dos indivíduos, desde crianças até o aprendizado de pessoas na fase adulta ou na velhice. Entre os teóricos do desenvolvimento dá-se um destaque a Jean Piaget e sua teoria da epistemologia genética, a Lev Vygotsky e a teoria do sócio-interacionismo, a Skinner e o behaviorismo entre outros. 

 Enquanto a Psicologia Educacional é mais voltada para uma pesquisa teórica, a Psicologia Escolar coloca-se como uma vertente aplicada desse conhecimento, sendo utilizada diretamente nos espaços de escolarização em conjunto com a Psicopedagogia. 

As mais importantes tendências teóricas da Psicologia são: Behaviorismo se tornou importante por ter definido o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento.  Gestalt visa à necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. Utiliza-se do método de investigação por descrição direta do próprio indivíduo.  

 Psicanálise a partir da prática médica recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como a ciência da consciência e da razão.  Apresenta três níveis do psiquismo:  Inconsciente, Pré-consciente e Consciente. Piaget que é a mais conhecia concepção construtiva da formação da inteligência, sua teoria explica como o individuo, desde o seu nascimento constrói o conhecimento. Vygotsky fala que  o desenvolvimento mental da criança é um processo contínuo de aquisição de controle ativo sobre funções inicialmente passivas. 

O estudo de qualquer realidade implica uma série de pressuposições prévias a respeito de como é essa realidade e se selecionam certos aspetos e técnicas para seu estudo. O modo de focar este estudo, nos processos psicológicos, responde à concepção do ser humano na época na que se produziu o estudo. A cada um destes enquadramentos de trabalho se lhes chama paradigma científico. Paradigma é um modelo de investigação científica que define problemas e métodos de investigação. Serve-se para isso de três aspetos: Aspeto filosófico: oferece uma imagem do mundo e dos objetos estudados, mas não a única; trata-se de uma crença, não é completamente demonstrável. Com isto se determina o modo de proceder posterior (Como é o ser e como pode ser estudado). Aspeto sociológico: O paradigma mantém-se graças a um coletivo de indivíduos que interagem entre si. O paradigma está delimitado por certas instituições acadêmicas, publicações. Aspeto científico: opina os problemas a resolver e o modo de resolvê-los. Assim ao abordar os problemas empíricos se responde ao que é importante para o desenvolvimento da disciplina de modo progressivo e coerente. O labor realizado seguindo as instruções do paradigma é o que considera como ciência normal oposta à ciência extraordinária que surge ao criticar o aspeto filosófico do paradigma. 

 A revolução científica produz-se quando, ao surgir um problema na investigação o paradigma não é capaz do resolver, e se produz o que chamamos ciência extraordinária, que é a busca de paradigmas alternativos (crises paradigmática), e encontramos um paradigma novo que engloba a todo o anterior e dá solução ao novo problema. Se não há mudança de paradigma não há revolução. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com