TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condição Respiratória de Alunos do Ensino Fundamental

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

CAMPUS SAÚDE

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 1]

ÁLESSON DANTAS RODRIGUES

FERNANDO ALENCAR PINHEIRO

Condição Respiratória de Alunos do Ensino Fundamental

JUAZEIRO DO NORTE

2013

ÁLESSON DANTAS RODRIGUES

FERNANDO ALENCAR PINHEIRO

Condição Respiratória de Alunos do Ensino Fundamental

Projeto de pesquisa apresentado ao professor Cícero Luciano Alves Costa. Disciplina de metodologia de pesquisa do trabalho científico da Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio (Campus Saúde) em cumprimento as exigências para a aquisição de aprovação na avaliação AV2.

Prof. Esp. Cícero Luciano Alves Costa.

JUAZEIRO DO NORTE

2013

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        Problema        

1.2        Objetivos        

1.2.1 Objetivo Geral:        

1.2.2 Objetivos específicos:        

1.3 Justificativa        ........

2.        Referêncial Teórico        

2.1        O que é resistência aeróbica?        

2.3 Fatores Que Influênciam Na Resistência        

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        

3.1 Caracterização da pesquisa        

3.2 População e amostra        

3.3 Instrumentos        

3.4 Procedimentos        

3.5 Análises dos dados        

3.6 Cronograma        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Uma das condições de êxito na prática da atividade física como forma de superação de seus limites é a capacidade que o indivíduo tem de tentar ultrapassar essas barreiras que o impedem de conseguir  vencer a si mesmo. A resistência aeróbica torna-se determinante nesse conceito, pois a mesma visa testar a capacidade do individuo em superar-se e conhecer seus limites buscando, gradativamente a evolução deste. De acordo com Bar-Or (1989):

Em adultos, quanto mais jovem o indivíduo, mais treinável é sua “performance” aeróbia; tal relação com a idade já não pode ser encontrada em crianças e adolescentes.

Pode-se notar, que a relação idade x resistência aeróbica tem uma certa influencia uma sobre a outra, pois a medida que individuo envelhece se não optar pela prática da atividade física enquanto adolescente, sua resistência tende a diminuir gradativamente. Como também, a medida que esse individuo opta pela prática da atividade física ele alcança níveis de resistência que nunca serão encontradas em um adolescente mesmo com condições aeróbicas ativas.

Atualmente, as novas tecnologias contribuem efetivamente para que o nível de resistência em adolescentes diminua, pois as influências dessas mídias colaboram fortemente para o sedentarismo. Internet, jogos de vídeo game, televisores, são alguns exemplos de potencias inimigos da saúde pois promovem a comodidade muitas vezes maléficas a saúde. O uso exacerbado dos automóveis também cooperam para esse desinteresse pela prática da atividade pois além de agilizar o translado é menos “enfadonho” do quem locomover-se de usando uma bicicleta ou caminhada.

O presente estudo visa de forma explicita avaliar o nível de resistência aeróbia dos alunos da rede pública municipal de ensino, buscando na Escola de Ensino Fundamental  Maria Fechine de Alencar a população de amostra para tais resultados, buscando através deste, uma forma de alertar sobre a importância da atividade física na vida do adolescente e como o sedentarismo pode comprometer o seu nível de resistência aeróbica.

  1. Problema

Como está o nível de resistência aeróbia dos alunos? Que medidas públicas deverão ser tomadas para que possa melhorar ou manter os padrões de resistência aeróbica?

  1. Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral:

Verificar através de testes como se distribui os níveis de resistência aeróbica dos Alunos da rede municipal de ensino

1.2.2 Objetivos específicos:

a. Compreender a importância do conhecimento da resistência aeróbica

b. Selecionar o níveis de resistência aeróbica dos alunos do Ensino Fundamental

c. Discutir os fatores que levam a evolução os declínio da resistência aeróbica nos alunos

d. Avaliar os níveis de resistência

e. Aplicar testes que determinem em que escala se adequa os alunos da rede municipal de ensino no quesito resistência aeróbica.

1.3 Justificativa        

Conhecer o nosso aluno é fundamental para sabermos até onde podemos exigir deles.

O presente estudo é necessário para que, como futuros profissionais de educação física, possamos desenvolver métodos que estimulem o aumento da capacidade aeróbica e não somente isso, a importância maior do conhecimento das causas e efeitos que contribuem positivo ou negativamente serão mais bem esclarecida e através de métodos científicos, aprimoramos o desempenho dos alunos a fim de eliminarmos através de projetos socais (caso detecte como fator de negatividade a vida socioeconômica familiar do aluno) que corrijam a problemática buscando a erradicação dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com