TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento e Desenvolvimetno Motor

Por:   •  30/11/2015  •  Dissertação  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]


[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

  1. Resumo sobre a entrevista destacando o que mais te chamou a atenção.

Folha de São Paulo – 11 de setembro de 2012

'Estamos criando analfabetos motores'

Educador físico voltado à formação de atletas analisa limitações de crianças superprotegidas

IARA BIDERMAN

Rigolin não só demonstrou o papel de cada educador mencionado nesta entrevista, tenha ele um vínculo parental ou não com a criança, como também citou falhas involuntárias dos mesmos.  A geração de analfabetos motores referida por Rigolin são analfabetos antes mesmo de saberem ler, escrever ou até mesmo andar, isto porque o desenvolvimento de habilidades físicas deve ser influenciada logo após o nascimento. Não tratamos aqui de um analfabetismo verbal ou escrito, mas a ausência de um mundo fundamental para bebês, crianças e adultos, onde machucar o joelho e até mesmo ignorar os instintos naturais de salvar um bebê de uma queda, pode abrir as portas para que ele seja um brilhante atleta. O mais interessante do texto é que, em poucas vezes neste mundo, a classe social A e B pode ser um dos fatores para distancia-lo do mundo de inteligência motora.

  1. Responder a seguinte questão: Por que, na sua visão, o professor de Educação Física precisa conhecer e entender as fases de desenvolvimento de habilidades da criança, adolescente e adulto, para atuar na sua prática cotidiana de professor?

Na minha visão, o período mais propício para que a criança não tenha a supervisão dos pais e, além disto, possuírem um certo gosto pelo esporte, é a Aula de Educação Física. Quem já foi criança sabe a alegria da maioria ao saber que a próxima aula após Química por exemplo, é a de Ed. Física. Assim, é um papel obrigatório do educador de motivar a atividade, o alfabetismo motor neste período. Entender o próprio papel em sua profissão é fundamental para quem necessita dele, e atividades físicas não são uma necessidade apenas infantil, mas uma necessidade para a vida inteira.  

[pic 10][pic 11]

  1. Resumo sobre o texto explicando com suas palavras as três fases de aprendizagem motora, como se dá cada fase e suas principais características.

Os estágios propostos pelos autores Adams, Fitts & Posner e Gentile, se referem à uma sucessão de experimentos, falhas e aprendizagens na execução da sua própria habilidade motora. O primeiro estágio denominado Verbal Cognitivo desempenha um papel de primeiro encontro com o indivíduo. A falta de total experiência torna a mente não passível de dedução lógica para a execução de um movimento, propiciando a falha ou o sucesso que serão analisados mentalmente pelo próprio indivíduo, gerando uma série auto questionamentos onde tomarão merecidamente total atenção de suas concentrações. O segundo estágio é consequentemente o abandono dos autos questionamentos e a experiência de realizar os padrões de movimento deduzidos como um sucesso do estágio anterior. O indivíduo neste estágio batizado de motor tem a capacidade de associar e executar com mais precisão os movimentos. O terceiro e último, estágio autônomo¸ é finalmente o fluxo voluntário de suas habilidades motoras e até mesmo a inspiração para criar novos. Passados os 3 estágios, resta-nos entender que a própria confiança nasce de suas próprias experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com