TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento e Desenvolvimento Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Motor

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

Viviane Brunherotti

R.A 1170474

Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Motor

Batatais

2016

Objetivos:

  • Compreender os conhecimentos básicos sobre o processo de desenvolvimento humano, com ênfase no aspecto motor.
  • Conhecer os subsídios teóricos suficientes a uma adequada estruturação do processo de ensino-aprendizagem de ações motoras, por diferentes populações em contextos distintos e com objetivos diversificados.

Descrição da atividade:

De acordo com os conteúdos estudados na Unidade 2, e consultando somente o Caderno de Referência de Conteúdo, responda às seguintes questões:

  1. O que você entende como aprendizagem?

R: Compreendemos aprendizagem como a alteração em processos internos (neurais) mediante prática sistematizada, observação e ou experiência marcante que levam o indivíduo a modificar e a manter, de forma relativamente permanente, seus comportamentos, sentimentos e ideias.

  1. Como sua atuação profissional (como professor de Educação Física) poderá contribuir para a maximização desse processo?

R: Ao se tratar de educação, não existe receita pronta. Mas isto não significa que não existem caminhos que possam ser seguidos, de maneira que venha a contribuir para atuar em situações, em especial com o ritmo de aprendizado de cada indivíduo.

Acredito que o ponto de partida é a elaboração de um projeto de ensino que estabeleça como objetivo, atender todos os alunos, independente da capacidade que eles venham a apresentar. Ou seja, alunos lentos ou rápidos, alunos que tendem mais para o lado competitivo ou colaborativo, alunos proveniente de famílias estruturadas, desestruturadas, que apresentam necessidades especiais, entre outros.


3 - Você acredita que pessoas aprendem uma mesma atividade (por exemplo, um estilo de nado ou um tipo de arremesso no handebol) de formas diferentes e em níveis diferentes? Por quê?

R: Sim, pois toda criança apresenta um ritmo único no processo de evolução, cada pessoa tem uma história particular e única que é formada por uma estrutura biológica, social e cultural. Esse fato ocorre tanto no ambiente familiar quanto no escolar. As crianças engatinham, falam e andam, algumas precocemente e outras tardiamente em relação umas das outras, no processo de aprendizagem ocorre o mesmo com o aluno.

  1. Como utilizar a teoria do processamento de informação no cotidiano da escola (foco da Licenciatura) ou nas academias ou clubes etc. (foco do bacharel)?

R: Vimos nesta unidade que o processo de informação é a aprendizagem feita com informações e demonstrações de atividades que fazem com que o aluno sempre se lembre de como é realizado e como seus movimentos são executados, sendo assim, digamos que a teoria e prática exige uma organização que possibilite a abordagem de todos os princípios teóricos juntamente com a prática. Por exemplo, ao ministrar uma aula de ginastica em um clube visando a flexibilidade, o professor pode propor a prática de exercícios de alongamento, durante os quais vai pedindo aos alunos que prestem atenção às sensações advindas da execução dos exercícios. Entretanto, é necessário que haja muitas aulas do tipo mencionado acima, para que se possa vincular a teoria e prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com