TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo em Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

Por:   •  12/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]


ESTUDOS EM CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA

(CURITIBA)
2017

PORTFÓLIO

  1. Como você define desenvolvimento?

O desenvolvimento é um processo de evolução constante que influencia mudanças no crescimento e construção das habilidades do indivíduo, seguindo pelas fases da vida humana como infância até a velhice, gerando ganhos e perdas no comportamento, nos sentimentos e fisicamente ao longo da vida.

  1. Quais as relações por você percebidas entre desenvolvimento, aprendizagem e crescimento?

Além de ser adaptadas umas às outras, desenvolvem entre si capacidades e potencialidades do homem tanto físicas, mentais e afetivas.

  1. Como você relaciona as diferentes teorias da aprendizagem com a sua futura prática docente?

Com estas diversificadas teorias de aprendizagem apresentadas, é possível elaborar a melhor forma de adaptação para a prática docente, pois estas são essenciais na avaliação individual de cada aluno. Nas atividades físicas, a aprendizagem motora e cognitiva gerará um bom convívio no meio social e afetivo dos alunos, proporcionando desta forma, um trabalho de maior qualidade entre eles.

  1. Como o processo educativo formal (aquele efetuado na escola) pode interferir no processo de desenvolvimento?

Com a pressão do aluno sob as regras e autoridade acima do estipulado. A curiosidade em aprender coisas novas pode ser inibida e perguntas podem ser contidas com receio de ser chamado a atenção pelo professor ou por ter medo de errar. O aluno pode se sentir retraído e isto pode influenciar na sua capacidade em desenvolver seu senso crítica e ir em busca de novos aprendizados.

  1. “Dividir” o processo de desenvolvimento em fases ou períodos dificulta ou facilita seu entendimento? Por quê?

Facilita o entendimento por explicar as vantagens e desvantagens de cada fase da vida como as características físicas e mentais que todo ser humano passa ao longo da vida. Desta forma, podemos focar com ênfase em cada período como por exemplo: o acompanhamento à saúde do bebê desde sua concepção, a adolescência que é uma fase a qual ocorre várias mudanças físicas, comportamentais e psicológicas, até a terceira idade onde começa a ocorrer os declínios de saúde, capacidades físicas e motoras etc...  

  1. Por que é importante para um profissional de Educação Física reconhecer e considerar o nível de desenvolvimento de seus alunos? Justifique sua resposta.    

Porque além de ter a responsabilidade com a promoção a saúde e educação, cada Ser Humano segue em constante evolução, mas cada um com sua particularidade como aspectos físicos e motores, afetivo e emocional, intelectual e aspecto social. Portanto, o profissional além do dever de considerar o nível de desenvolvimento de cada indivíduo, deve estar apto e disponível a ir em busca

de novas estratégias para elaboração de atividades, contornando as dificuldades encontradas e respeitando o limite de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (108.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com