TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Corporal Antropologia, Ética e Cultura

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura

Tarefa: Atividade da 7ª semana.

Nome: Thiago Antonio dos Santos

RA: 1164101

Turma: DGEFL1402MCOA0S

Parecer do Tutor:

Descrição da atividade:

 A partir do estudo da Unidade 1 do material didático Lutas, elabore um texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, sobre o significado do conceito de Cultura Corporal de Movimento, apresentando suas principais características, assim como argumentos que demonstram a importância da utilização de seus elementos (dança, jogos, lutas, esportes e ginásticas) na disciplina Educação Física no Ensino Básico. Todos os seus argumentos devem estar pautados no estudo do material didático citado ou em outros textos da área acadêmica (livros e artigos científicos) desde que devidamente citados ao longo do texto e com suas referências completas ao final do trabalho. Disponibilize sua atividade no Portfólio.

Cultura Corporal

Discutir o significado de cultura corporal pode ser um pouco complicado levando em conta os inúmeros significados existentes que vários autores usam ao descrevê-las, mas nesse caso, levarei em consideração, o tema abordado da disciplina, que são as LUTAS.

Betti (1992, p. 285) afirma que o objetivo da Educação Física escolar é:

integrar e introduzir o aluno de 1º e 2º graus no mundo da cultura física, formando cidadão que vai usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais da atividade física (o jogo, o esporte, a dança, a ginástica).

Esse autor define cultura corporal de uma forma mais abrangente, onde se agrupam bens materiais e não materiais que estão relacionados a atividades físicas, que foram produzidos ao longo do processo histórico do homem.

Levando em consideração todos os aspectos envolvidos na cultura corporal, ligados ao conteúdo lutas, dança, ginástica e jogo, podemos entender que tal tema, está muito mais relacionado a integração do aluno no universo da cultura física ao invés do simples aprendizado de uma determinada modalidade. Vale ressaltar, que quando falamos em cultura corporal, não necessariamente estamos falando só do movimento humano, mas sim, também dele, sem limitar-se apenas a ele, de forma que abrange muito mais.

O ensino das lutas na educação física escolar possibilita acessos valiosos a conhecimentos com base em um entendimento crítico e reflexivo sobre as atividades, dessa forma, podemos entender que a dimensão disso tudo, vai muito mais além e o aluno só tem a ganhar e evoluir com isso, passando do simples “aprender” para “aprender a aprender”, formando sujeitos históricos formais e com visão política.

Nosso papel como professor, é formar pessoas humanas e críticas, capaz de conviver em qualquer ambiente social, de forma harmoniosa e ativa, para isso, precisa oferecer um ambiente propicio, onde o professor seja um mediador em busca de atingir os objetivos da educação como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (326.8 Kb)   docx (256.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com