TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇAS ENTRE LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 5

DIFERENÇAS ENTRE LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa apresentar as diferenças entre Bacharelado e licenciatura em Educação Física, mostrando as características individuas de cada uma e faz uma comparação da matriz curricular desses dois cursos da universidade Estácio de Sá através de uma tabela comparativa de cada período. Para isso utilizamos pesquisas em sites oficiais da internet e arquivos do CONFEF que esclarece os compus de atuação referente a essas duas modalidades de ensino. Através dessas pesquisas esclarecemos algumas duvidas referente ao foco de cada atividade e mercado de trabalho. Por fim foi realizado uma pesquisa de campo para mostrar os desafios no cotidiano de um professor de educação física na rede de ensino.

DIFERENÇAS ENTRE LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Muitos quando desconhecem as diferenças de atuação entre licenciatura e bacharelado em educação física acham que ambos são a mesma coisa, mas quando pesquisa-se a fundo percebe-se suas diferenças e conhecer qual é o foco de cada uma é fundamental para fazer a escolha do campo de atuação e definir seus objetivos no mercado de trabalho.

Apesar das diferenças entre esses tipos de graduação parecer pouco, os objetivos são diferentes, pois o bacharelado segundo o MEC (Ministério da Educação), é o curso superior que “confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional”.  A licenciatura, por sua vez, prepara o estudante para dar aula como professor na educação básica, ou seja, o bacharelado tem um campo de atuação mais extenso como ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, etc. Já licenciatura habilita o profissional a atuar somente como professor no ensino fundamental e médio.

MERCADO DE TRABALHA PARA BACHARÉIS E LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

No mercado de trabalho o bacharelado esta em alta, pois os brasileiros estão cada vez mais preocupados com o corpo e a saúde e devido a isso tende a crescer ainda mais. Devido a essa preocupação, cresce constantemente o número de frequentadores de academias de ginástica, área que emprega mais bacharéis.

Outro campus de atuação pode ser em empresas, como Coca-Cola, Furnas e Pão de Açúcar, que proporciona projetos de atividade física para seus colaboradores. Assim como Clínicas e hospitais que procuram esses profissionais para o condicionamento físico de muitos pacientes.

Já com a licenciatura existe maior possibilidade de trabalho formal, pois as vagas para atuar na área de ensino (Fundamental e Médio) são bem grandes e como as grandes e médias cidades comportam as maiores escolas e academias, elas apresentam mais chances de trabalho. Assim como tem aumento na procura de educador físico para atuar em recreação e estilos de vida saudáveis em estâncias, hotéis e academias de cidades menores.

CURRICULO DAS FACULDADES DE BACHAREL E LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

O currículo das duas é parecido, mas possui muitas disciplinas específicas para cada área e por isso foi feito uma analise da matriz curricular desses dois cursos oferecidos pela universidade Estácio de Sá que esta listado no quadro a seguir para que se possa identificar o que os diferencia.

Disciplina que só existem na licenciatura

Disciplina que só existem no bacharelado

1° Período: Filosofia da educação

1° Período: -----

2° Período: Aspectos antropológicos e sociológicos da educação

2° Período: Fundamentos de bioquímica

3° Período: Historia da educação no brasil

3° Período: atividades físicas, saúde e qualidade de vida, fisiologia humana.

4° Período: Metodologia do ensino da educação física, Politicas publicas e organização da educação básica, Pratica de ensino e estagio supervisionado em educação física 1, Historia dos povos indígenas e afro descentes.  

4°Período: Avaliação morfofuncional, ética na saúde, fisiologia do exercício.

5° Período: Educação ambiental, Educação especial, Pratica de ensino e estagio supervisionado em educação física 2, Teoria e pratica dos esportes de lutas, Teoria e pratica do folclore e dança escolar, Teoria e metodologia da ginastica escolar, Esporte educacional.

5° Período: estudos de exames por imagem, pratica profissional em educação física 1, Socorros e urgências em atividades físicas, prescrição de exercícios para grupos especiais.

6° Período: Libras, Prática de ensino e estagio supervisionado em educação física 3, TCC em educação física-licenciatura.

6° Período: tópicos especiais em educação física, pratica profissional em educação física 2, teoria e prtica da educação física adaptada, educação física nas unidades e programas de saúde, educação física terapêutica, psicologia aplicada a atividade física e ao esporte.

7° Período: metodologia da musculação, metodologia do treinamento físico esportivo, pratica de pesquisa em educação física, Prática profissional em educação física 3, atividade física e envelhecimento, ergonomia e ginastica laboral, nutrição aplicada a atividade física e ao esporte, praticas corporais.

8° Período: Gestão de negócios e projetos em educação física, metodologia da ginastica de academia, metodologia da hidroginástica, pratica profissional em educação física 4, TCC em educação física- bacharelado, recuperação musculoesquelética, treinamento esportivo para o alto rendimento.

PESQUISA DOS DESAFIOS DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Perguntas

1. Nessa escola tem aula de educação física ?

R: Sim

2. Quem dá essas aulas é sempre o professor de educação física ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com