TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiência visual

Por:   •  20/5/2016  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  1.525 Visualizações

Página 1 de 3

Seu texto deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas

RESUMO

Atualmente existem inúmeras leis que dão subsídios à inclusão dos alunos com necessidades especiais no ensino regular. Esse trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo com caráter estudo de caso, onde foi realizada uma entrevista com uma deficiente visual, que é aquela pessoa que possui comprometimento parcial ou total da visão. O presente trabalho teve por objetivo investigar como uma deficiente visual, que hoje cursa a graduação em direito, vivenciou as aulas de Educação Física na Educação Básica. Depois de realizado a discussão percebe-se a importância do ensino colaborativo, onde existe a ajuda mutua de aluno-professor e professor-professor, além de perceber a falta de preparo de alguns profissionais dessa área, e que ainda é necessário tomar algumas providências administrativas para que ocorra a inclusão dos deficientes visuais no Ensino Regular.

Palavras Chave:

ABSTRACT

Key words:

INTRODUÇÃO

Hoje a Educação Física é um conteúdo obrigatório no currículo dos alunos da Educação Básica, onde foi estabelecido que “os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currículos, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades (BRASIL, 1996)”.

Também através da declaração de Salamanca pode-se observar que “as escolas devem se ajustar a todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, sociais, linguísticas ou outras” (UNESCO, 1994) além de ser obrigatória, a disciplina é comentada em outros trabalhos científicos como algo importante para o desenvolvimento motor e global dos educandos, Para NANNI (1998, p.15), “o desenvolvimento da atividade global é caracterizado pelo prolongamento de experiências de movimentos básicos, facilitando a escolaridade e incorporando-se diretamente em outras fases do desenvolvimento ao longo da vida.”.

Sendo assim, seguindo recomendações tanto de documentos internacionais como a declaração de Salamanca e de documentos nacionais como o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), o educando com necessidade especial também tem o direito de estar matriculado na escola regular e realizar todas as atividades que essas escolas oferecem.

Mas mesmo com leis e documento internacionais que colocam a inclusão como algo importante e obrigatória nas escolas brasileiras, percebe-se que existem muitas dificuldades para incluir os alunos com Necessidades Especiais. Mazzotta (2003 p.5) diz: “No Brasil, é grande a falta de atendimentos adequados às necessidades escolares de crianças com dificuldades de aprendizagem, capaz de diminuir o índice de evasão e repetência escolar”.

Nesse contexto, essa pesquisa teve por objetivo Investigar como uma deficiente visual, que hoje cursa a graduação em direito, vivenciou as aulas de Educação Física na Educação básica.

Além das pesquisas da área que mostram a necessidade de conhecer a realidade dos alunos com necessidades especiais esse trabalho foi motivado pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com