TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - BULLING

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE EAD. POLO VILA DOS REMÉDIOS.

Disciplina:

Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança  

Aula:

1ª aula prática

Nome:

Dilermando Ferreira Reis Junior

R.A:

Curso:

Licenciatura em Educação Física

Turma:

Semestre:

Data:

OBJETIVOS:

  • Oportunizar a criança a partir de vivências corporais a expressividade do corpo, dos sentimentos e das emoções, o conhecimento sobre si e sobre o outro, a comunicação, a sensibilização e criatividade, permitindo a criança ter autonomia para criar e representar.
  • Desenvolver e aprimorar as possibilidades de movimentação da criança, descobrindo novos espaços, novas formas, superando suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos.
  • Possibilitar a troca de experiências, a socialização, o respeito e a construção de conceitos através da interação com o outro, por meio de trabalhos coletivos

 MATERIAL:

  • Quadra, bexigas, aparelho de som, cd de música de vários ritmos.

DESENVOLVIMENTO DA AULA:

A atividade iniciou na quadra com aquecimento, em seguida as crianças apresentaram-se falando o seu nome e demonstrando um movimento corporal. Após, os alunos brincaram de jogo da memória com movimentos corporais que os mesmos criavam, onde em dupla tinham que imitar o movimento do amigo ao lado acrescentando o seu movimento.

Posteriormente foram divididos em 4 grupos, na qual cada integrante do grupo tinha que criar individualmente um movimento com uma determinada parte do corpo (cabeça, tronco, braços e pernas), pré estabelecido pelo professor e demonstrar para os demais colegas. Assim tinham que movimentar-se ao som da música a parte do corpo em que foi atribuída, após parar o som, os alunos mudavam o movimento do corpo, criando e utilizando todos os membros do corpo.

 Em seguida foi determinado um tempo para que cada grupo criasse coletivamente um movimento para uma determinada parte do corpo, tendo como objetivo construir uma coreografia ao ritmo de uma música. Para finalizar entregou uma bexiga para cada aluno dançar livremente explorando o objeto que tinha em mãos,  em seguida foi feito o alongamento e encerrou-se a aula.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

         A dança escolar tem como objetivo principal à formação dos sujeitos, propiciando o conhecimento sobre si, e sobre o outro. Estimular vivências da corporeidade, incentivar a expressividade dos indivíduos, possibilitar a comunicação não verbal, proporcionar a liberdade de criar, inventar e reinventar, fazendo uso da imaginação e dos diálogos corporais, todo esse processo é mediado pelo professor que a partir destas propostas, em suas aulas cria condições para que a criança se movimente. Desta forma o professor não precisa ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (828.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com