TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional – Refletir sobre as possibilidades do desenvolvimento de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 9

        [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

Desafio Profissional – Refletir sobre as possibilidades do desenvolvimento de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Áreas envolvidas: História, Geografia e Artes.

Elaboração de uma situação de aprendizagem hipotética, indicada para uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental.

SOROCABA

2018


Desafio Profissional: Elaboração de situações de aprendizagem hipotéticas, indicada para turma de primeiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, contemplando de forma interdisciplinar conteúdo das áreas de: História, Geografia e Arte.

Desafio Profissional apresentado às disciplinas de Didática da História e Geografia, Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, Avaliação e Currículo, Educação Aplicada aos cuidados da criança e Expressões Artísticas na Educação Infantil, como requisito para aprovação no curso de Pedagogia.

Tutor (a) EaD – Leila Cabral.

Tutor (a) presencial – Hellen Fernandes do Amaral Campos dos Santos.

SOROCABA

2018

Sumário

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

Mapa mental:        5

Linha do Tempo:        5

Maquete do bairro:        6

Planos de Aulas:        7

1.        Situação de Aprendizagem: Mapa Mental        7

2.        Situação de Aprendizagem: Linha do Tempo        8

3.        Situação de aprendizagem: Maquete do bairro:        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


INTRODUÇÃO

Este trabalho é uma reflexão sobre os elementos que compõem a interdisciplinaridade e como ela transforma a forma de ensinar.

No decorrer de seu desenvolvimento iremos demonstrar como as disciplinas se integram e os benefícios que esta integração traz para o aprendizado e o desenvolvimento da criança.

Ao estimular a realização de um projeto interdisciplinar o aluno é colocado como o elemento mais importante do ensino-aprendizado, desta forma ele não é esquecido e nem ignorado, isto mobiliza o aluno, o introduz numa aprendizagem, ele aprende a assumir as dificuldades, desperta para o desejo do saber e a vontade de conhecer.

[...] qualquer forma de combinação entre duas ou mais disciplinas com vista à compreensão de um objecto a partir da confluência de pontos de vista diferentes e tendo como objectivo final a elaboração de uma síntese relativamente ao objecto comum. A interdisciplinaridade implica, portanto, alguma reorganização do processo de ensino/aprendizagem e supõe um trabalho continuado de cooperação dos professores envolvidos.

                                                        (Pombo, 1993ª, p.13)

Para o desenvolvimento deste planejamento interdisciplinar é necessário ter uma flexibilização do currículo, onde não haja programas rígidos e pré-estabelecidos, precisa haver uma estratégia pois dependendo do que for observado ou do resultado obtido o trabalho deve ser reestruturado ou até mesmo modificado, não deve haver espaço para planejamentos fechados, nesta concepção o professor não é o detentor do saber e o aluno não é mais um mero deposito de saber, passa a ter participação ativa.

O passo importante neste planejamento é basear seu assunto numa situação real, pois isso torna mais seguro a integração destas disciplinas já que situações reais rendem desdobramentos em várias áreas, e leva em consideração o conhecimento que o aluno já traz para a escola, neste caso o que ele conhece do bairro onde mora.

Baseado no que foi exposto, elaboramos este desafio para demonstrar como a interdisciplinaridade busca uma nova postura diante do conhecimento, conseguindo assim de forma eficaz formar cidadãos críticos e sociáveis.

DESENVOLVIMENTO

Explorando o tema bairro, será proposto aos alunos atividades que possibilitem a aquisição do conhecimento sobre o meio em que vivem, e se apropriando deste conhecimento eles também estão aprendendo sobre história, geografia e artes.

Para isso foram elaboradas três situações de aprendizagem:

Mapa mental:

Nesta atividade a proposta é pedir aos alunos que desenhem seu percurso desde sua casa até a escola, a única orientação dada é que coloquem no desenho tudo que eles consideram importante no trajeto até chegar a escola. Será utilizado as carteiras, papel, lápis, lápis de cor para esta atividade, a intenção é deixar as crianças a vontade para desenhar livremente seus mapas.

Avaliação: com base nesta atividade é possível observar o quanto o aluno compreende o espaço que ele está inserido, através dos desenhos é possível saber a noção que a criança tem do conceito de meio ambiente, por exemplo, se ela desenha lixo na rua, ou lixeiras, arvores, etc. É possível analisar também se os alunos possuem algum conhecimento na linguagem cartográfica, lateralidade, visão oblíqua, vertical e horizontal, e pode-se também identificar a presença dos sentimentos dos alunos nos desenhos, pois a criança tende a focar em detalhes que para um adulto passaria despercebido.

Linha do Tempo:

Nesta atividade será proposto aos alunos a construção da linha do tempo do bairro, para que eles conheçam o que mudou desde a criação do bairro até hoje.

Os alunos levarão para a casa um questionário para que seus responsáveis preencham com informações sobre as mudanças que ocorrem no bairro desde da época em que começaram a residir nele, para os alunos que residam a pouco tempo e os que não residem no mesmo bairro que a escola os responsáveis serão orientados a fazer uma breve pesquisa sobre a história do bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com